Uma nova maneira de pesar: como Olga Ri abandonou o AppSheet e as planilhas de inventário para sempre
A Olga Ri leva comida saudável a milhares de clientes com uma operação rápida e bem orquestrada. O que não é tão rápido? Anotar os números de estoque. É por isso que eles usam o Jestor para obter números precisos automaticamente, assim que pesam suas compras.
350,000+
Saladas entregues este ano
2,000
Saladas por dia
160
Membros do time
Sobre Olga Ri
A Olga Ri é uma foodtech de rápido crescimento que oferece saladas e tigelas de grãos, tornando mais fácil para seus clientes manter hábitos alimentares saudáveis no conforto de suas próprias casas e escritórios.
Eles são os líderes de foodtech na América Latina, financiados por Kaszek e outros investidores de primeira linha.
Físico nem sempre significa manual
A equipe do Olga Ri costumava passar muito tempo tratando os dados manualmente. Embora eles pudessem coletar alguns dados de inventário com aplicativos de terceiros, uma grande parte de seus dados teve que ser extraída manualmente e importada para planilhas. E, como tendem a ser os processos centralizados em planilhas, boa parte de seu tempo era dedicada ao tratamento dos dados antes de poder utilizá-los.
Embora tudo isso fosse uma etapa muito necessária em seus processos, eles não podiam deixar de sentir que era muito arcaico e complicado, e que deveria haver uma maneira melhor de obter e processar as informações de que precisavam. Ao olhar para soluções tradicionais, como o NetSuite, eles também tiveram a impressão de que, embora útil até certo ponto, também as consolidaria em uma estrutura que não resolveria totalmente o problema. A equipe do Olga Ri se orgulha de sua criatividade e abordagem tecnológica para a resolução de problemas, e sabia que deveria haver uma maneira melhor de criar exatamente o que eles precisavam.
E, com Jestor, havia.
Jestor forneceu uma maneira rápida de criar um aplicativo que extrai os dados diretamente da balança.
Assim, em vez de:
- Dados periódicos.
- Grandes planilhas que travam constantemente.
- Executar o mesmo processo manual repetidamente para obter os dados necessários.
Olga Ri agora recebe:
- Dados em tempo real.
- Dados baseados em nuvem, seguros e confiáveis.
- Processos automáticos que economizam tempo e fornecem o que precisam.
“Ao lidar com inventário, certo e quase certo são mundos separados. Os produtos podem estragar e uma remessa pode não ser entregue. Saber os números certos é o que impede que toda a operação saia dos trilhos. Para mim, usar Jestor e outros softwares é exatamente isso: a diferença entre certo e quase certo.”
Diogo Kudo
Planejamento e Controle de Produção na Olga Ri
Onde há API, há uma maneira
A balança que Olga Ri usa para pesar seu inventário tem uma API aberta. Isso bastou para Jestor conectar e automatizar todo o processo. Olga Ri sabia que os recursos no-code e low-code do00 Jestor eram suficientes para criar qualquer aplicativo de que precisassem, desde que tivesse acesso às informações necessárias.
Não parou por aí: essa mesma flexibilidade permitiu que eles se conectassem a outros softwares sempre que necessário, transformando efetivamente Jestor no centro do processo, coletando e enviando dados para garantir que tudo continuasse funcionando sem problemas.
Antes
Gerenciamento de estoque tradicional
À medida que toneladas de ingredientes eram trazidos todos os dias, cada entrada havia se tornado uma linha de planilha e tratada para que tivessem números confiáveis. A falha em fazer isso pode levar a um estoque insuficiente ao subestimar as quantidades ou ao desperdício ao superestimar.
Insights atrasados
Como os dados não eram adquiridos em tempo real, escrever relatórios e criar dashboards sempre refletia dados passados. A diferença entre “estamos ficando sem este produto” para “estamos sem estoque” era mais borrada do que eles queriam.
Tecnologia sempre que possível
Olga Ri foi capaz de usar software de terceiros para coletar alguns dados ocasionalmente. Por exemplo, eles criaram um aplicativo usando o AppSheet para registrar a saída do inventário. No entanto, isso apenas tornou a aquisição de dados mais fácil: tratá-los ainda era tão demorado quanto antes.
Depois
Contabilidade sem esforço
Jestor extrai dados diretamente da balança, trata-os e atualiza o inventário automaticamente. A equipe pode ter certeza de que comprará a quantidade necessária de um item, tornando a estratégia mais importante do que a contabilidade.
Previsões confiáveis
Aplicativos e gráficos personalizados foram criados no Jestor para mostrar precisamente quanto de um item eles têm em cada filial. Isso permite que eles tenham todo o seu histórico facilmente acessível em um único local, em vez de serem divididos em planilhas, além de serem mais capazes de responder a emergências mais rapidamente e fazer estimativas mais confiáveis para compras.
Tecnologia no mundo real e físico
Jestor permeia todo o processo, permitindo que os processos sejam ainda mais centrados em tecnologia. Um aplicativo dedicado foi construído dentro do Jestor para permitir que os membros da equipe insiram contagem manual adicional de estoque, acionando automações e adicionando um novo nível de confiabilidade às quantidades finais. Isso permitiu que Olga Ri tivesse melhores ferramentas internas, mesmo fora do escritório.
TLDR: Olga Ri criou a próxima geração de cozinhas de alimentos frescos usando Jestor para conectar o processo desde a escala até o envio.
“Mesmo quando você é uma startup, você tem a impressão de que o único caminho a seguir é usar o ERP tradicional como o NetSuite, ou talvez até contratar uma software house para construir algo do zero. Qualquer uma das opções é lenta, cara e nunca atende totalmente às suas expectativas. Jestor nos deu uma alternativa que não apenas parecia mais natural, mas também era realmente a única maneira de nos levar rapidamente onde queríamos estar.”
Bruno Sindicic
Fundador e CEO da Olga Ri
Jestor traz atualizações para toda a empresa
O mais legal da maneira como Olga Ri implementou o Jestor: não apenas facilitou a vida das pessoas no escritório, mas trouxe muitas melhorias para os membros da equipe de operações de campo, onde a entrada física ainda é necessária.
Um aplicativo personalizado foi criado para ajudar na rotina diária de contagem de estoque, fornecendo aos funcionários do armazém uma lista rápida dos itens que devem ser contabilizados e uma maneira fácil de inserir essas informações. Jestor então compara automaticamente os números teóricos com os reais, fornecendo informações úteis e valiosas sobre eficiência e condições de armazenamento.
”Agora, basta pesar um produto e nosso estoque é atualizado automaticamente. Não ter que anotar cada quantidade entre as medições torna as coisas dez vezes mais rápidas e não deixa margem para erro.”
Éder Nascimento
Inventário na Olga Ri
Uma cozinha de aplicativo para aplicativo
A experiência de Olga Ri com Jestor prova que mesmo quando você tem elementos físicos em um processo, isso não significa que ele não possa ser automatizado e integrado de alguma forma. Embora Jestor (ainda) não esteja pegando itens e pesando-os sozinho, está transformando isso em dados prontos para uso em tempo real, conectando os pontos e tornando o processo mais preciso com a tecnologia.
Além disso, Olga Ri sabe que, por mais que o processo evolua, Jestor poderá se adaptar e evoluir com ele, conectando-se ao hardware ou criando soluções internas fáceis de usar, onde as informações não podem ser coletadas automaticamente. Se algo pode ser feito, pode ser feito melhor com Jestor.