Como a BT Créditos revolucionou o desenvolvimento das suas ferramentas internas com o No-code
Expandir um sistema interno ou codificar um desde o início é um esforço extremamente demorado. Ao escolher a Jestor, a BT Créditos consegue construir soluções internas completas em apenas algumas horas sem usar um único desenvolvedor.
Números
Processamento de números: análises mensais que levavam até três dias agora são instantâneas.
Desenvolvimento: ferramentas que levariam até três meses para serem construídas foram criadas em menos de três horas.
Sobre a BT Créditos
A BT Créditos é uma startup que permite que as pessoas vendam os direitos a eventuais danos concedidos em ações judiciais. Isso não apenas significa que a pessoa possa garantir um resultado positivo para uma ação incerta, mas efetivamente antecipar uma resolução: uma alternativa mais do que bem-vinda quando uma ação média leva cerca de 998 dias no sistema judiciário brasileiro.
Revolução digital
Para seu desânimo, a maioria dos processos da BT Créditos ainda estava rodando em planilhas. Eles sabiam que isso era problemático e já haviam tomado algumas medidas para otimizar seus fluxos de trabalho: por exemplo, desenvolver um sistema interno personalizado onde pudessem executar alguns de seus principais processos. Afinal, codificar ferramentas internas não é uma solução incomum para startups e empresas de tecnologia.
Mas algo sobre isso também não caiu bem com a BT Créditos.
Como eles entendiam a tecnologia e os ciclos de desenvolvimento, uma coisa ficou bastante clara para eles: desenvolver internamente pode ser caro e extremamente demorado.
Então eles se depararam com um dilema. Eles poderiam:
- Manter as planilhas e processos baseados em e-mail e confiar em processos que não tinham a eficiência que buscavam e eram vulneráveis a erros humanos.
- Apostar em um extenso projeto de desenvolvimento para criar um sistema interno abrangente – um que pode até não funcionar tão bem quanto eles esperavam.
É claro que também havia uma terceira opção: explorar soluções No-code que permitiriam canalizar seus conhecimentos e construir suas próprias ferramentas internas sem ter que criar toda a infraestrutura desde o início. Depois de alguma pesquisa, eles decidiram dar uma chance a Jestor.
E ficaram impressionados com o quanto conseguiram fazer em apenas algumas horas.
”Eu sei como codificar, e o que isso implica. Estou familiarizado com a criação de algo desde o início, e quão longos os ciclos de desenvolvimento podem ser. Jestor é inovador. É centenas de vezes mais rápido que o desenvolvimento tradicional. Tanto é que você nem acredita no início.”
Bruno Pazetti
Head of Analytics na BT Créditos.
Mais rápido, melhor e amigável
Depois de testar alguns dos recursos, a BT Créditos percebeu que muitas das coisas que eles precisavam para criar processos internos eficientes já eram partes padrão do Jestor: notificações, chats internos e automações No-code são algumas delas. Criar seus fluxos de trabalho era apenas uma questão de combinar as peças pré-construídas da Jestor, algo que eles podiam fazer em apenas alguns cliques.
A facilidade de uso foi um fator crítico não apenas para criar suas soluções, mas para usá-las. Dizem que velhos hábitos custam a morrer, e isso quase sempre é verdade ao migrar para um novo software. No entanto, qualquer resistência interna desapareceu após um único dia de uso. A equipe de operações achou o uso do Jestor uma maravilha.
Eficiência sendo o nome do jogo, muitas coisas mudaram logo depois que Jestor foi implementado pela primeira vez.
Antes
Pesadelo de processamento de números
Os processos em planilhas significavam que a coleta e a higienização de dados para calcular os KPIs eram lentas e incertas. O cálculo de alguns KPIs podem levar até três dias, apenas para ser questionado por equipes com informações divergentes em suas planilhas.
Mudar foi difícil
Executar coisas em planilhas e e-mails significava muito trabalho baseado em familiaridade e memória muscular. Mudar um processo pode causar muitos erros antes que a equipe se acostume com a nova maneira de fazer as coisas. A codificação era uma possibilidade, mas desencorajada por longos ciclos de desenvolvimento.
Baixa visibilidade
Muitos processos foram feitos por meio de ferramentas de difícil auditoria, como e-mails. Essa falta de visibilidade gerencial significou que alguns processos cresceram organicamente de maneira ineficiente: duplicatas das mesmas tarefas foram executadas sem saber, desperdiçando tempo valioso dos membros da equipe.
Depois
Indicadores instantâneos
Como os processos são executados no Jestor, todos os dados relevantes já estão em seu banco de dados. Os KPIs são calculados automaticamente em aplicativos e painéis e estão sempre atualizados. Todas as equipes têm os mesmos dados para trabalhar, o que significa que sempre têm certeza de que os números estão corretos.
Processos iterativos
Jestor permite que a BT Créditos personalize seus processos rapidamente, e aplicativos personalizados garantem que as pessoas possam ser guiadas pelos fluxos de trabalho, facilitando o aprendizado e a operação de novas ferramentas. Esse ciclo de feedback positivo garante que a empresa possa iterar e melhorar rapidamente, sem se preocupar com a interrupção de processos.
Controle total
Como tudo é feito no Jestor, revisar processos para identificar etapas ineficientes e pontos de melhoria é tão fácil quanto seguir um pipeline do início ao fim. A alta visibilidade também incentiva os processos orgânicos a crescer de forma eficiente, em vez de ineficiente.
TLDR: Jestor permitiu que a BT Créditos não apenas recriasse seus processos internos com mais eficiência, mas também assegurasse que os processos evoluíssem com eficiência em vez de quebrar.
“Todos estão mais felizes. As operações ficam com uma interface mais fácil de usar e o banco de dados relacional funciona muito melhor para processos e análises orientados por dados.”
Bruno Pazetti
Head of Analytics na BT Créditos.
Experiência centrada no usuário
Uma das coisas mais valiosas que a Jestor fez pela BT Créditos foi facilitar muito a vida dos membros de sua equipe. Isso pode ser resumido em duas coisas: automatizar a repetição e criar interfaces fáceis de usar.
Por exemplo, o gatilho para um de seus processos era receber um email. Mas às vezes nem todas as informações eram enviadas no início, o que às vezes significava muita ida e volta antes que tudo estivesse pronto para a próxima etapa. Mesmo assim, uma boa parte do tempo foi gasto saneando e verificando essas informações e, em seguida, alimentando-as em planilhas.
Agora, o processo começa com um formulário personalizado. Os campos obrigatórios garantem que todas as informações necessárias sejam enviadas e os dados sejam automaticamente armazenados corretamente nos bancos de dados. Menos tempo é desperdiçado na verificação e mais tempo é investido na ação.
Os processos são automatizados, portanto, e-mails, notificações e registros são criados automaticamente quando determinados gatilhos são atendidos. Os membros da equipe ficam livres da execução de tarefas domésticas repetitivas e podem se concentrar mais em fazer coisas mais interessantes e envolventes – e que geram mais valor para a empresa.
Os próximos passos
A BT Créditos reconhece que ainda há um longo caminho pela frente. Há muito espaço para melhorias, tanto na otimização dos processos já transpostos para a Jestor, quanto na criação de novos processos à medida que a empresa cresce e evolui. Uma de suas principais aspirações é integrar cada vez mais seus processos internos com outras ferramentas, para que possam usar o Jestor para otimizar também os processos externos.
Com Jestor, no entanto, esse longo caminho é menos um problema e mais um novo empreendimento empolgante. A criação de novos sistemas costumava ser pensada como uma dor que eventualmente teria que ser tratada. Agora, é outra ferramenta que eles têm à disposição que pode ajudá-los a se adaptar e superar os desafios que inevitavelmente enfrentarão como uma empresa em crescimento.
Agora, inovar e adaptar não são projetos lentos e caros que levam meses de cada vez: são eventos diários que podem ganhar vida com uma centelha de criatividade e um clique de um botão.