Como a Carpediem Aumenta o Lucro das Propriedades com o Jestor
Ao lidar com o negócio imobiliário, o crescimento sustentável deve vir com operações rígidas e processos eficientes. A Carpediem Homes encontrou no Jestor uma maneira de executar seus serviços como um relógio, equilibrando custos reduzidos com resultados impressionantes.
Números
Economia indireta
A Carpediem Homes conseguiu manter o ritmo de crescimento com a mesma equipe, adiando contratações e mantendo baixos os custos indiretos.
Economia direta
Ao centralizar os processos no Jestor, softwares redundantes foram cortados e os custos de banco de dados para projetos internos foram reduzidos.
Sobre a Carpediem Homes
A Carpediem Homes é especializada na gestão de propriedades de férias, mantendo a sua rentabilidade elevada. Isso permite que os proprietários tenham alta rentabilidade em seus ativos sem nenhum problema operacional e de manutenção e, por sua vez, garante que os hóspedes possam ter momentos memoráveis em propriedades de alto padrão que, de outra forma, seriam inacessíveis ou indisponíveis para aluguel.
Evolução acelerada
Ao iniciar, a Carpediem Homes conseguiu gerenciar sua operação com ferramentas simples, como planilhas e kanbans. Afinal, eles tinham o mais importante na hora de conquistar o mercado: muito know-how e expertise no funcionamento de seu setor.
Rapidamente, no entanto, eles perceberam que seus processos estavam começando a tomar uma forma muito complexa para essas ferramentas. Então, para continuar crescendo em ritmo acelerado, eles decidiram trocar o Trello por uma ferramenta kanban diferente – o Pipe – o que lhes permitiu sustentar a evolução de suas operações por um período renovado de tempo.
O problema é: eles logo se viram superando o software novamente.
Você poderia dizer que havia dois problemas principais que a Carpediem Homes estava enfrentando e que logo iriam frear o que de outra forma era um empreendimento em aceleração:
- O Pipe não conseguia se integrar ao Sistema de Gerenciamento de Propriedades que eles estavam usando, o que significava que obter informações de reservas e hóspedes era um processo totalmente manual.
- A falta de um bom relacionamento de dados entre os processos significava que era difícil realmente aproveitar os dados que eles tinham. As automações eram limitadas e o fato de terem que usar softwares diferentes para processos diferentes não ajudava.
Enquanto uma equipe capaz e processos rígidos foram capazes de mantê-los indo tão longe, Carpediem Homes logo chegaria a um ponto em que as coisas começariam a desmoronar: aumentar o número de funcionários dependendo apenas de tarefas manuais é uma receita para o erro humano. Isso, por sua vez, afetaria severamente a qualidade de seus serviços, algo de que se orgulhavam bastante.
Eles sabiam que podiam:
- Aumentar os custos e redundâncias para tentar reduzir erros, impactando a lucratividade.
- Tentar manter as coisas como estavam, impactando na qualidade.
Nenhuma dessas opções era boa o suficiente para a Carpediem Homes, é claro, então eles começaram a procurar novas soluções que pudessem ajudá-los a continuar crescendo sem ter que sacrificar aspectos essenciais de suas operações.
Foi nessa busca que encontraram uma terceira opção melhor: Jestor.
”Em outras plataformas, sempre estávamos perdendo alguma coisa. Eles não tinham integrações ou não tinham uma maneira de armazenar e conectar todos os dados de que precisávamos. No Jestor, encontramos uma maneira de conectar nossas operações de ponta a ponta, desde a obtenção de uma reserva até o envio de mensagens do WhatsApp após o check-out.”
Samuel Gondim
CEO da Carpediem Homes
Começando do básico
O primeiro grande problema que a Carpediem Homes resolveu foi a falta de integração entre o seu Sistema de Gestão de Propriedades e o seu próprio software de operações do dia-a-dia.
Antes, eles precisavam acessar a plataforma, exportar relatórios e formatar planilhas para obter novas reservas e depois fazer o upload para seus kanbans sem poder reter ou categorizar todos os seus dados da maneira que precisavam ou preferiam.
Ao considerar que as reservas podiam ser alteradas ou canceladas, todo o processo não apenas levava muito tempo, mas era muito propenso a erros.
Com Jestor, esse processo é fácil e à prova de erros.
Assim que uma reserva é feita, todas as informações são recebidas no Jestor automaticamente, e devidamente conectadas aos registros relevantes, como propriedade ou hóspede. Os dados são categorizados e armazenados corretamente: datas de check-in/check-out, valores de pagamento e status, você escolhe.
Além disso, qualquer alteração ou atualização no Sistema de Gestão de Propriedades também é enviada ao Jestor para que a Carpediem Homes tenha a certeza de que, sempre que estiver olhando para o Jestor, estará olhando para as informações mais atuais.
Com uma única integração, a parte mais demorada de sua operação tornou-se tão trivial quanto abrir uma caixa de entrada e ver as novidades.
Não só isso, mas era como se o Jestor tivesse capacitado o próprio Sistema de Gerenciamento de Propriedade que eles estavam usando. Muitas coisas que eles não podiam fazer, ou que estavam disponíveis apenas em softwares diferentes, agora eles podiam fazer – muito mais facilmente – no Jestor.
Antes
Dados isolados
A ferramenta mais importante que eles usavam, que se conectava aos portais de reservas, simplesmente não conseguia se conectar nativamente ao software deles. Como resultado, tudo depois de uma reserva era feito à mão.
Muitas ferramentas diferentes
Muitos softwares diferentes foram usados porque cada processo tinha alguma característica única. Nem todos os softwares jogaram bem uns com os outros.
Inovação reprimida
A equipe de operações tinha muitas boas ideias, mas não havia tempo suficiente ou poder de engenharia disponível para colocar tudo em prática.
Depois
Sem esforço e em tempo real
Reservas e atualizações são enviadas para o Jestor automaticamente. A equipe de operações pode se concentrar em melhorar os processos em vez de classificar planilhas.
Jestor como o centro
Os softwares supérfluos foram cortados e os que ainda são usados estão integrados ao Jestor, que atua como um hub central para qualquer coisa relacionada a dados e operações.
Empoderamento criativo
Qualquer um pode começar a construir processos, mesmo que não saiba codificar. Os indivíduos são incentivados a se adaptar e inovar constantemente – e têm as ferramentas necessárias para isso.
TLDR: A Carpediem Homes encontrou no Jestor uma ferramenta que poderia ser tão adaptável quanto sua própria equipe, e que se integrava perfeitamente com suas ferramentas mais importantes.
“Nossa coisa favorita sobre Jestor é que ele evolui tão rápido quanto temos ideias. Novos recursos surgem constantemente, e na maioria das vezes eles são exatamente o que precisamos para colocar um novo processo em prática. ”
Gabriel Campos
Growth Hacker na Carpediem Homes.
Tornando tudo melhor
Após a integração com o Property Management System, chegou a hora de passar para a próxima etapa de ampliação de sua operação: usando todos os recursos de automação da Jestor.
Com todas as informações do Jestor, foi possível automatizar muitas outras tarefas que normalmente eram realizadas manualmente. Por exemplo, toda a comunicação sobre a reserva (como os processos de check-in e check-out) era tradicionalmente feita via WhatsApp, o método de mensagens preferido do cliente. Agora, assim que uma reserva é criada, os hóspedes recebem mensagens personalizadas de saudação do WhatsApp e, em seguida, mensagens agendadas para orientá-los à medida que a data da reserva se aproxima.
Outra coisa que ajudou muito a equipe deles foi a comunicação não só com os hóspedes, mas com os funcionários das propriedades. Concierges e seguranças nas dependências recebem informações automaticamente para processar e dar acesso aos hóspedes. Como cada propriedade exige informações diferentes, as mensagens precisam ser personalizadas, algo que pode levar muito tempo manualmente, mas leva milissegundos quando automatizado.
Por fim, a Carpediem Homes conseguiu aproveitar ao máximo não apenas os recursos sem código do Jestor, mas também muitos recursos de low-code. Automações e integrações que são muito personalizadas ou complexas para serem feitas manualmente são facilmente criadas por meio de low-code (e muito mais fácil de fazer do que se codificadas do zero!). onde eles podem verificar o desempenho de suas propriedades, dando-lhes muito mais visibilidade do que teriam com outros concorrentes.
O que vem a seguir
Na opinião da Carpediem Homes, uma das melhores coisas do Jestor é o quanto eles são mais dinâmicos e capacitados ao se adaptar e criar coisas novas. Embora eles tivessem alguns usos específicos em mente quando migraram para o Jestor, eles logo se viram expandindo a ferramenta para abranger muitos outros processos e equipes do que o planejado originalmente.
Por exemplo, áreas que tradicionalmente usam ferramentas dedicadas dentro das empresas (como a equipe financeira) começaram a usar o Jestor também, principalmente por causa de quão adaptável e poderoso ele pode ser, desde que saibam o que estão tentando alcançar. Ele pode até se integrar a softwares que têm pouca ou nenhuma integração nativa com soluções prontas para uso por meio de recursos de integração de API sem código e com low-code fáceis de usar.
Não que seja sempre necessário. Uma grande vantagem de usar o Jestor é que ele diminuiu o número de integrações necessárias, apenas porque diminuiu o número de softwares necessários para executar toda a empresa. Mesmo assim, é bom saber que qualquer membro da equipe pode começar a testar ideias, mesmo que não tenha tempo da equipe de engenharia disponível.
Com isso em mente, os planos da Carpediem Homes para o futuro são bastante claros: eles vão continuar adaptando seu processo para otimizar suas operações e prestar melhores serviços de forma cada vez mais eficiente. E, não importa o tipo de solução que eles possam precisar, eles sabem que Jestor está à altura da tarefa. Se eles sabem o que querem, podem construir com Jestor.