Ferramentas no-code: quais são?
Como criar sites e apps utilizando somente ferramentas no-code
Como já comentamos, no-code é a tecnologia que permite criar coisas usualmente feitas via código mas sem ele. Então, com simples “drag and drop” de blocos e botões, dá para criar fluxos e automações.
Por mais que muitas vezes as pessoas as usem sem nem saber o que é o no-code, ainda existe muita descrença sobre boas opções de ferramentas no-code. Então, mostraremos aqui algumas para uso específico.
Para criar sites
Se você tem alguma empresa, grupo, ideia ou qualquer empreendimento, criar um site já passou pela sua cabeça. Mas, realmente é possível criar bons sites sem um programas com algumas ferramentas. Além do gigante WordPress, que hoje é a base de 39% de toda a web, existem muitas outras opções, como:
- wix.com é uma plataforma com versão gratuita para criar sites. Mas não só isso, também é possível criar blogs e e-commerce para versão mobile e desktop. Ele funciona com opções de bloco prontas para adicionar, como títulos, imagens, botões para outras páginas, headers, footers e mais. É claro que a versão gratuita possui algumas limitações, mas já é suficiente para começar. Além disso, é a plataforma que oferece mais templates e notavelmente mais popular.
- weebly, assim como o wix, possui um plano grátis com limitações. Nessa plataforma, também é possível criar e-commerce, o grande foco deles. O weebly tem dois grandes diferenciais do anterior. Primeiro, tem uma parte de marketing por email para engajar os usuários com sua loja. Segundo, possui mais de 200 aplicativos para incorporar no seu site, como soluções de agendamento, chat e contabilidade.
- Tilda Publishing é conhecido por sua grande variedade de blocos pré-prontos e personalizáveis para você arrastar para o seu site. Além disso, pela facilidade em criar seus próprios blocos caso queira. O grande foco deles é a tipografia de cada bloco, e assim do seu site como um todo. Uma possibilidade no Tilda é conectar diretamente com o Google Analytics para analisar as visitas ao seu site.
Para criar aplicativos
Quando falamos de aplicativos de celular, parece ainda menos possível criar algo no-code. Porém, continua sendo viável com algumas plataformas:
- Adalo é uma ferramenta com um plano grátis com limitações para criar aplicativos. A propaganda dessa plataforma é que se a pessoa consegue criar um slide de uma apresentação, ela consegue criar um app. Então, ele é desenhado para ser tão simples quanto “drag and drop” e criações de fluxo e botões.
- Bubble tem planos e preços parecidos com o Adalo. Com templates base e designs também é simples como um “drag and drop” e é possível criar fluxos. Além disso, o próprio Bubble é o servidor dos apps criados nele e existem páginas de análises de visitantes e engajamentos com o app. Uma coisa interessante é que dá para testar antes mesmo de criar conta no site.
Infelizmente, nenhuma plataforma brasileira é destaque em criar apps no-code ainda. Além dessas duas citadas, existem muitas outras conhecidas como o thunkable e o fliplet, mas também são estrangeiras.
Facilidades de ferramentas no-code
As ferramentas citadas aqui são só algumas que já facilitam muito uma vez que qualquer um consegue criar sites e apps. Com elas, não é necessário o conhecimento técnico de programar. Agora, não existem mais desculpas para não ficas para trás se construir um app e um site é só arrastar blocos e criar seus fluxos. Então, aproveite essas dicas para alavancar o seu negócio em meio a tanta transformação digital.