E-commerce: como é esse modelo de negócios?
Conheça o modelo de negócios de comércio digital E-commerce.
O que é um e-commerce?
Mais parecido com modelos tradicionais, o e-commerce é uma loja online. Este modelo, por mais que virtual, depende de uma grande operação de estoque e logística, necessitando de espaços físicos. Mas, é muito aceito pelos usuários por ser mais parecido com o modelo tradicional. Além disso, é importante relembrar que os e-commerces não necessariamente vendem produtos, eles também podem vender serviços.
Mas e o marketplace?
A grande diferença de um marketplace para um e-commerce é que no segundo modelo não há uma junção entre anunciantes e compradores. Então, a própria loja virtual é quem anuncia produtos ou serviços diretamente para os compradores que acessarem sua plataforma online. Assim, o e-commerce é uma única loja enquanto que o marketplace é um mercado de lojas (tanto de produtos quanto de serviços).
E-commerces na pandemia
Durante a pandemia do Coronavírus, os hábitos de consumo foram bastante impactados. Com o fechamento de lojas físicas e preferencia pelo distanciamento social, muitos preferiram fazer compras online. Entretanto, não só os e-commerce, os marketplace também sofreram mudanças e crescimento, como o iFood com o aumento de pessoas pedindo delivery.
De acordo com o E-commerce Brasil, o modelo cresce no ritmo de 40% ao ano no Brasil, com mais de 1,3 milhão de lojas. Definitivamente, esse modelo veio para ficar e a tendência é crescer cada vez mais.
Exemplos que você conhece
Mesmo antes da pandemia, grandes nomes desse modelo já moldavam seus setores. Agora, isso é ainda mais presente. Alguns dos maiores e-commerces no Brasil são:
- Magazine Luiza
- Netshoes
- Lojas Americanas
- Casas Bahia
- Amazon. A empresa é um ótimo exemplo de ter uma combinação de modelos de negócios. Além de ser um e-commerce, possui a Amazon Marketplace, a AWS em em IaaS e mais.