Como criar um controle de recrutamento à prova de erro no Jestor
Administrar um processo seletivo não é algo simples. Dependendo do número de candidatos, tudo pode se tornar muito desorganizado e complicado, podendo resultar na perda de grandes talentos.
No entanto, é possível criar um controle de todos os candidatos em planilhas do Excel, contudo, esse modelo demanda um trabalho longo e pode resultar, de certa forma, em perda de tempo e informações. Felizmente, com o Jestor, todo o processo de criar um controle de recrutamento se torna muito mais simples e seguro, e é isso que vamos te mostrar!
Passo a Passo: Controle de Recrutamento no Jestor
1º) O primeiro passo é selecionar, do lado esquerdo, o “+” no menu Tabs. Quando apresentar o PopUp pedindo um nome, coloque como “recrutamento” ou o termo mais apropriado para seu processo seletivo e clique em “Criar”.
2º) Da mesma forma como se cria uma tabela no Excel, no Jestor precisamos definir quais serão as colunas que colocaremos as informações. Na parte superior da tabela, clique no “+” e selecione qual parâmetro deseja colocar em cada coluna. Essa seleção pode ser feita no menu apresentado do lado direito. Selecione os itens mais importantes, que nesse caso são:
- Nome;
- E-mail;
- Telefone;
- LinkedIn;
- OBS: Deve-se usar o campo de URL, colocando o nome como LinkedIn.
- Currículo;
- OBS: Podemos utilizar um campo de anexo para colocar um arquivo do currículo do candidato, isso não é possível no Excel.
- Origem;
- OBS: Para esta coluna, usaremos o campo “Lista e fases com 1 opção” para criar as possibilidades, e colocaremos as seguintes listas:
- Lead (um candidato que “chegou” de um processo aberto pela empresa);
- Prospecção (caso em que a empresa entra em contato diretamente com o candidato).
- OBS: Para esta coluna, usaremos o campo “Lista e fases com 1 opção” para criar as possibilidades, e colocaremos as seguintes listas:
- Fase;
- OBS: deve-se seguir o mesmo processo da coluna “Origem” e utilizar a “Lista e fases com 1 opção”, colocando os seguintes itens:
- Novo Candidato;
- Entrevista;
- Case;
- Contratado;
- Recusado.
- OBS: deve-se seguir o mesmo processo da coluna “Origem” e utilizar a “Lista e fases com 1 opção”, colocando os seguintes itens:
- Feedback Enviado?
- OBS: No Jestor, diferentemente do Excel, podemos criar um campo de CheckBox facilmente, permitindo uma compreensão visual desta coluna.
3º) Agora que as colunas da tabela estão criadas, podemos colocar as informações. Para fazer uma nova entrada, basta clicar no “+” no canto superior direito e você será apresentado ao PopUP de criação de registro, nele já estarão constando todas as colunas que foram criadas anteriormente.
OBS: No Jestor, pode-se aplicar um filtro em qualquer uma das colunas criadas, inclusive no CheckBox, algo mais complicado de se fazer no Excel.
4º) Com a tabela pronta, agora podemos fazer algumas coisas que só o Jestor permite, como transformar a tabela em um Pipe (Kanban), clicando no botão, no canto superior direito, “Pipe” e selecionando apresentação por “Fase”. Isso trás uma visualização muito mais clara de que fase está cada um dos candidatos, podendo mudá-lo de fase apenas arrastando o card.
5º) Além de organizar em Kaban, no Jestor também podemos criar um campo para “Data de Entrevista” ou “Data de Case” de forma muito simples e com a possibilidade de apresentar diversos dados dentro dele, como por exemplo, a data de todas as entrevistas que já foram e que serão realizadas.
Para isso, crie uma nova aba (Tab) do lado esquerdo e coloque o nome de “Entrevistas”. A partir disso, você poderá criar uma coluna nomeada “Candidato” nesta aba e relacioná-la com a tabela anterior, clicando em “Relacionar Tabelas” e selecionando a tabela “Recrutamento”.
6º) Depois de criar a coluna de Candidato, crie mais uma de Data.
Desta forma, você terá as duas tabelas relacionadas e poderá colocar diversas datas de entrevistas na tabela de “Recrutamento”, no card de cada candidato.
Caso seja do seu interesse, acreditamos que é válido comparar o processo de criação de um controle de recrutamento no Excel e no Jestor. Fica muito claro, apenas vendo o processo, que no Jestor o modelo de apresentação de informações e de cadastro de dados é muito mais entendível e de fácil execução. ;)