Como importar Google Sheets ao Jestor via Zapier
Se sua planilha no Google Sheets está muito cheia, confusa, se está dando retrabalho e não se conecta com outras tabelas, já passou da hora de mudar para o Jestor e ter um banco de dados que realmente conecta informações.
Assim, para que você não perca os dados na hora da mudança, ou queira continuar com o Sheets mesmo usando o Jestor (em caso de outras pessoas da sua área ainda utilizarem a tabela do Sheets, por exemplo), você pode conectar as tabelas das duas plataformas.
Neste tutorial, iremos te ensinar como criar a conexão do Google Sheets com o Jestor sem precisar de código, e através do Zapier. Dessa forma, cada nova linha que você adicionar no Sheets vai para o Jestor automaticamente.
Passo a Passo: Como importar Google Sheets ao Jestor via Zapier
1º) Abra o Jestor. Clique no “+” ao lado de “Tabs”. Você pode colocar o nome da tabela de “Clientes Importados”, e em seguida, clique em “Create”.
2º) Nessa tabela, faça as colunas a partir dos dados que você precisa (exemplo: nome, mensalidade, endereço, status). Depois, abra o Google Sheets e crie uma planilha com as mesmas colunas.
3º) Abra o Zapier. Clique em “Make a New Zap”. Agora, você precisará escolher o gatilho. Para isso, em “App Event”, selecione “Google Sheets”.
4º) Para escolher o evento, abaixo de “Trigger Event”, selecione “New Spreadsheet Row” (Nova Linha) e clique em “Continue”.
5º) Na nova tela, clique em “Sign in to Google Sheets” e entre com o seu e-mail. Em seguida, clique em “Continue”.
6º) O próximo passo é indicar a planilha. Para isso, clique em “Choose value…” e selecione a planilha que você criou nos primeiros passos. Depois, selecione a aba e clique novamente para continuar.
7º) Para testar, crie uma nova linha com dados no Google Sheets. Em seguida, volte ao Zapier e clique em “Test trigger”.
8º) Depois de verificar se os dados apareceram e apertar “Continue”, é a vez de conectar essas informações com o Jestor. Para isso, em “Search apps…”, procure por “webhook” e clique em “Webhooks by Zapier”.
9º) Em “Action Event”, selecione “POST” e clique em “Continue”.
10º) Antes de preencher essa próxima parte no Zapier, volte ao Jestor. No Jestor, clique no nome do usuário, do lado esquerdo superior da tela, depois em “Developer”, e em seguida em “Webhooks”.
11º) Clique em “+ Create Webhook”. Em “Type”, selecione “Object”. Em “Objeto”, selecione o nome da tabela. Deixe o box “Active” selecionado e mais uma vez clique em “Continue”.
12º) Clique para copiar a “Webhook URL”. Volte para o Zapier, e no campo abaixo de URL, cole o link.
13º) Na parte de “Data”, você precisa colocar as colunas e quais informações elas irão trazer. Por exemplo: no campo da esquerda “Name” e no campo da direita a informação correspondente. Clique em “+” e faça o mesmo para as outras colunas (mensalidade, endereço, status etc.). Depois, clique em “Continue”.
14º) Clique em “Test & Continue”. Volte ao Jestor, atualize, e veja se as informações chegaram corretamente. Finalize clicando em “Turn on Zap” no Zapier.
Agora, cada nova linha adicionada no Google Sheets também será adicionada no Jestor, automaticamente.
Caso ainda não tenha seguido esse passo a passo no Jestor, clique aqui e comece a utilizá-lo gratuitamente.