Como organizar tarefas no Jestor

Entender como organizar as tarefas, sejam pessoais ou do trabalho pode se tornar um grande desafio. Quando você menos espera, dá de cara com uma pilha de atividades e percebe que não existe nenhuma possibilidade de conseguir fazer tudo. Infelizmente não há uma fórmula mágica que conclua a sua lista de tarefas. Mas existem algumas ações que podem te ajudar a se organizar melhor, como utilizar o Jestor.
Isso porque o Jestor é um software de banco de dados que tem funcionalidades de planilha, pipe, dashboard de gráficos e uma integração completa de informações, de forma simples e intuitiva. Sem dizer que ele também pode ser integrado de forma fácil com diversas plataformas do mercado, automatizando muitos processos. Importante mencionar que tudo isso sendo low-code e até mesmo no-code.
Neste tutorial, vamos te ensinar a utilizar algumas das funcionalidades do Jestor e a organizar suas tarefas de forma simples e com uma apresentação eficiente para seu negócio.
Tutorial: Como organizar suas tarefas no Jestor
Processo de gestão de tasks de forma prática no Jestor
1º) Abra o Jestor . Clique no “+” ao lado de “Tabs”. Você pode colocar o nome da tabela de “Tarefa Excel” (por exemplo).
2º) A planilha já vem com o campo de “Nome”, se desejar mudar o nome, clique na seta apontando para baixo do lado direito do nome da coluna e selecione “Editar Coluna”.
3º) No campo “Nome”, altere para “Descrição” e clique em “Salvar”.
4º) Clique no “+” ao lado das colunas, selecione a opção de “Data” e coloque o nome “Data Limite”. Clique em “Salvar”.
5º) Crie mais uma coluna e selecione a opção “Lista e Fases com 1 Opção”, nomeie como “Status” (referente a Controle de Realização) e adicione na seção “Adicionar os itens da lista”, as opções:
- Nova Tarefa;
- Em andamento;
- Concluído.
Clique em “Salvar”.
6º) Clique novamente no “+” e crie a coluna “Responsável”, selecione a opção de “Usuários” do Jestor.
Como é possível perceber, o Jestor torna muito simples tudo o que precisa de uma longa elaboração no Excel. Por exemplo, o processo de criação de lista e trava de datas é feito apenas escolhendo a opção de entrada da coluna.
Portanto, todo o tempo e procedimento necessário para configurar essas condições no Excel se resumem a um clique no Jestor.
Alterando tabela para Kanban (Pipe)
Além de possibilitar armazenamento de informações, um modelo simplificado de gerenciamento e diversas funcionalidades, o Jestor permite uma forma de apresentação dos dados muito visual. Exemplo disso é o modelo Kanban (ou Pipe) que possibilita uma apresentação linear das tarefas e as classifica por fases, trazendo uma visão muito clara para todo o processo. Para ativá-lo, basta realizar os seguintes passos:
1º) Na planilha do Jestor, no canto direito superior, mude o botão de “Tabela” para “Pipe”.
2º) No pop-up apresentado, em “Coluna do tipo lista”, selecione o desejado. Pode-se selecionar “Status”, por exemplo. Nesse caso, os cards serão apresentados de forma linear em seu status atual.
3º) Para alterar os cards de fase, basta arrastá-los.
Criando gráfico no Jestor
No Jestor, é possível também criar gráficos personalizados que apresentem as informações da forma mais apropriada para sua empresa e para cada situação. A fim de criar um dashboard com gráficos, pode-se fazer desta maneira:
1º) Clique no “+” ao lado de “Tabs”. Selecione a opção “Dashboard” e nomeie como desejar (exemplo: Dashboard Tarefas) e clique em “Criar”.
2º) Clique em “Adicionar Componente”, no pop-up apresentado, selecione o modelo desejado, como gráfico, por exemplo. Nomeie como preferir (exemplo: “Tarefas por fase”).
3º) No campo abaixo, selecione a aba da qual as informações serão coletadas.
4º) Em seguida, em “Selecionar campo para legenda”, selecione o atributo pelo qual você deseja dividir o gráfico, como status, por exemplo.
5º) Em “Selecionar campo de valor”, escolha “Quantidade de registros no período”.
6º) Se desejar, no campo “Aplicar Filtros”, pode-se escolher algum dos parâmetros que devem ser aplicados para o gráfico, como exemplo, para apresentar apenas tarefas de um responsável específico.
7º) Em “Selecionar campo de data de referência”, é possível escolher o período no qual as tarefas estarão datadas, como tarefas que foram criadas este mês, por exemplo. No campo abaixo, “Escolher o período para a data”, selecione o período de tempo de preferência. Clique em “Criar”.
Gostou do tutorial? Esperamos ter tornado a sua experiência com o Jestor ainda melhor! Para uma demonstração mais clara e visual, assista o vídeo acima.