Criação de tarefa automática por fase do projeto no Jestor
Qualquer pessoa que tenha alguma experiência com o Excel sabe que ele pode ser um software bom, mas é limitado em alguns aspectos e também pode ter uma usabilidade complicada. Fazer uma Macro, por exemplo, pode ser bastante difícil e trabalhoso.
Se você já organizou projetos em planilhas, provavelmente teve problemas para automatizar a passagem das fases, já que para fazer isso é necessário utilizar fórmulas muito complexas, e no caso da criação de uma Macro, o desenvolvimento de linhas de código.
Felizmente, existe uma solução no mercado que permite criar um controle automatizado de projetos (as tarefas são atualizadas conforme as fases evoluem) de uma forma bem mais simples. Essa solução é o Jestor. Veja como é fácil.
Passo a Passo: Como criar tarefas automáticas por fase do projeto no Jestor
1º) Abra o Jestor. Clique no “+” ao lado de “Tabs”. Você pode dar o nome da tabela de “Projeto Automático”, e em seguida, clique em “Create” (Criar).
2º) Crie as colunas de acordo com a organização do projeto. Usaremos estas para o tutorial:
- Projeto;
- Fase (no tipo Sigle Selection);
- Nessa coluna liste as possíveis entradas na sessão “Add Items On This List”:
- Novo Projeto;
- Em Andamento;
- Finalizando;
- Fechado.
- Nessa coluna liste as possíveis entradas na sessão “Add Items On This List”:
- Responsável.
- Nessa coluna você pode usar o modo de “Users”, que vai se relacionar com os colaboradores cadastrados no Jestor.
Feito isso, você pode começar a colocar as informações na planilha e alterá-la para Kaban, se desejar, clicando do lado direito superior da tela, para ter uma melhor visualização.
3º) Crie uma nova planilha, seguindo o mesmo processo de antes, clicando no “+” ao lado de Tabs. Você pode nomeá-la como “Tarefas Automáticas”.
4º) Na nova planilha crie as colunas:
- Descrição (no tipo Short Text);
- Data (no tipo Date);
- Projeto;
- Nessa coluna, utilize a função “Conect Tables” e selecione a outra tabela criada, “Projeto Automático”.
- Responsável.
- Assim como antes, utilize a função “Users”.
5º) Tendo criado a estrutura, iremos agora para a parte de desenvolvimento do Jestor, para acessá-la, clique no nome do usuário, que é apresentado na parte superior esquerda, abaixo do logo do Jestor. Selecione a opção “Developer”.
6º) Na aba que será aberta, dentre as diversas opções apresentadas, selecione “Projetos Automáticos”. Clique em seguida no botão “+ Create Trigger”, do lado esquerdo inferior. Dessa forma, você poderá criar automatizações (ou trigger, como pode ser chamado).
Nomeie da forma desejada, como exemplo “criarTarefaAutomática”.
7º) Na nova tela, você deverá selecionar os gatilhos que definiram o comportamento desta automatização, selecione “Before Record is Updated”.
8º) Agora com a sessão apresentada, você deverá inserir algumas linhas de código, para facilitar, vamos apresentar abaixo como deve ser feito o código:
if ($objectNew[‘fase’] != $objectOld[‘fase’] and $objectNew[‘fase’] == ‘Finalizando’]){
$tarefanova = array(
‘name’ => ‘Enviar apresentação’,
‘data’ => date(‘Y-m-d’),
‘projeto’ => $objectNew[‘id_projetos_automatico’],
‘responsavel’ => $objectNew[‘responsavel’]
);
Jestor.create(‘tarefas_automatico’,$tarefanova);
}
9º) Criando essas linhas de código, você aplicará um modelo de identificação de quando uma fase for alterada. Então, caso alguma fase de um projeto seja mudada para “Finalizando”, uma tarefa será criada automaticamente na planilha “Tarefas”. Vale ressaltar que o responsável será notificado automaticamente e todas as tarefas estarão vinculadas ao projeto.
Esse foi um dos poucos casos em que é necessário desenvolver linhas de código no Jestor, ainda assim, se trata de um Low Code, e é muito mais simples do que se fosse feito no Excel.
Você pode também utilizar um dos nossos templates, como o “Projetos com tarefas automatizadas”, que facilita muito o processo, ou contatar a gente, e criaremos o modelo de apresentação automatizada ideal para o seu negócio!
Conforme você utiliza o Jestor, verá que as vantagens são ainda maiores do que você imagina.
Ainda não seguiu esse passo a passo no Jestor? Então clique aqui e comece a utilizá-lo.