Excel X Jestor: Como usar Hiperlinks e Referências
Dentre todas as funcionalidades do Excel, o Hiperlink é uma muito importante de se conhecer. Ele é fundamental para automatizar o trabalho no Excel e torná-lo mais fácil e intuitivo.
Ainda assim, a criação de hiperlinks no Excel pode ser um pouco trabalhosa, e é aí que entra o Jestor para torná-la mais eficiente e para suprir as deficiências do Excel.
Veja como utilizar hiperlinks em cada uma das plataformas!
Passo a Passo: Como usar Hiperlinks e Referências no Excel
1º) Para começar, é necessário que você já tenha algumas tabelas de cadastro predefinidas. Trabalharemos com uma de clientes (com nome, CPF, endereço, cidade, UF e histórico em suas colunas) e com uma tabela de vendas (com as colunas CPF, cliente, serviço, data, valor e resumo).
2º) Com as tabelas feitas, podemos criar um Hiperlink entre as tabelas, então, na coluna “Cliente” da tabela “Vendas”, coloque a fórmula:
=HIPERLINK(#Clientes!A&CORRESP(A2;Clientes!B:B:0)
Explicação da fórmula:
- #Clientes!A: Esse comando diz que o link direciona para dentro do Excel através da hashtag, que fará a consulta na aba “Clientes” e na coluna “A”, que é a que tem o nome dos clientes;
- CORRESP(A2;Clientes!B:B:0): Esse comando diz que a pesquisa deve acontecer na tabela “Clientes”, e que se refere ao cliente que tem o CPF que está na célula A2.
Fazendo isso, o Hiperlink relaciona as informações das duas tabelas e mostra a célula que tem a informação desejada.
3º) Para tornar o nome do link mais amigável e apresentar o nome do cliente ao invés da fórmula, você pode adicionar no fim da fórmula:
=HIPERLINK(#Clientes!A&CORRESP(A2;Clientes!B:B:0);ÍNDICE(Clientes!A:B;CORRESP(Vendas!A2;Clientes!B:B:0);1)
Tendo sua fórmula pronta, você poderá replicá-la para outros CPFs, e o resultado apresentará o cliente relacionado com aquele CPF.
4º) Tendo feito o Hiperlink, podemos gerar um “mini histórico de vendas”, para isso, vamos utilizar a coluna “Resumo” que foi criada na aba “Vendas”, nela vamos cruzar as informações apresentadas nas outras colunas com a seguinte fórmula:
= Célula de Serviço &“-”& Célula de Data &”- R$”& Célula de Valor
Com ela, você apresentará um pequeno resumo da venda. Por exemplo: “Consultoria Smart – 01/01/2021 – R$500”.
5º) Tendo a tabela “Vendas” organizada, podemos focar na coluna “Histórico” da tabela “Clientes”. Essa coluna apresentará o histórico das vendas de um cliente específico. Para isso, utilize a seguinte fórmula:
=TRANSPOR(FILTRO(Vendas!F:F;Vendas!A:A=Clientes!B2))
Explicação:
- TRANSPOR: Essa função fará com que as informações sejam apresentadas nas colunas da direita, de forma horizontal, sem o risco de sobrescrever informações em outras linhas.
Passo a Passo: Como usar Hiperlinks e Referências no Jestor
1º) Abra o Jestor. Clique no “+” ao lado de “Tabs”. Você pode colocar o nome da tabela como “Clientes Hiperlink”, e em seguida, clique em “Criar”.
2º) Crie as colunas de acordo com os dados necessários (Nome, CPF, Endereço), e preencha com as informações dos seus clientes.
3º) Vá novamente ao “+” ao lado de “Tabs” e crie uma nova aba, que pode ser chamada de “Vendas Hiperlink”.
4º) Nesta nova aba, clique no outro “+”, referente a criação de colunas, e escolha a opção “Relacionar Tabelas”. Você pode dar o nome de “Cliente”. Em seguida, selecione a tabela que você quer relacionar, que nesse caso é a “Clientes Hiperlink”. Clique em “Criar”.
5º) Dessa vez, novamente na criação de uma nova coluna, selecione a opção “Lista e fases com 1 opção”. Dê um nome (“Produto”, por exemplo). Adicione os itens que você quer ver na lista.
6º) Crie uma coluna de “Data” (selecionando a opção “Data”) e outra de “Valor” (selecionando a opção “Moeda”).
7º) Preencha as informações nas linhas. Na parte “Cliente”, você já consegue selecionar o cliente ao invés de ter que ficar usando fórmulas (o que aconteceria se você utilizasse o Excel).
Agora, você tem uma tag do cliente nessa aba, e clicando nela você consegue ver todas as informações do cliente, sem precisar sair da aba.
Já na aba “Clientes Hiperlink”, você também consegue ver o histórico de cada cliente. Para isso, clique no nome do cliente e, em seguida, no ícone de “Relacionados” no canto superior direito do pop-up.
Importante frisar que, no Excel, o filtro mostra apenas um espelho da informação, não se tratando do dado propriamente dito. Portanto, não é possível editá-lo no filtro. Já no caso do Jestor, a informação apresentada é o dado real e ela pode ser modificada, se desejar, já que está ligada diretamente com as outras tabelas.
O processo de criação de hiperlinks no Jestor é muito mais simples e intuitivo do que no Excel. É um processo de apresentação de dados e referências modularizadas que não precisa de entendimento de código ou fórmulas. Afinal, no Excel, todo o processo é feito por linhas de informações que são processadas e cruzadas, enquanto o Jestor funciona como um banco de dados.
Assim, o Jestor também acaba por apresentar uma performance muito maior do que o Excel, que precisa processar todas as informações, tornando quase impossível que um computador com um poder de processamento menor consiga decodificar todas as informações sem travar ou perder dados.
Ainda não seguiu esse passo a passo no Jestor? Então clique aqui e comece a utilizá-lo.
Esperamos ter ajudado. Para ver de uma maneira mais clara, com exemplos, assista o vídeo acima.