ERP: o que foi, é hoje e será desse software?
Descubra o que são ERPs e para onde esses sistemas de gestão estão indo.
O que é um ERP?
Enterprise Resource Planning, ou ERP, é basicamente um software de gestão de processos para empresas. Então, é um sistema no qual a empresa armazena dados e operações de áreas como vendas, contabilidade, produção e RH por exemplo. Por isso, o ERP é chamado também de sistema de gestão integrado. Na prática, ele contém módulos genéricos que centralizam informações de cada área e é, hoje maioritariamente, um serviço em nuvem e SaaS.
De onde vieram os ERPs?
Na década de 1990, essa categoria de software começou a ser amplamente adotada. Os sistemas de gestão e técnicas evoluíram até chegarem num ERP On-Premise, ou seja, fora da nuvem.
Porém, fora as licenças para o sistema, a empresa precisava de um hardware. Além disso, precisava pagar ainda mais para personalizar o ERP para seus necessidades especificas.
Com isso, a transição para ERPs como existem hoje, na nuvem, começou. Vendidos como SaaS, os ERPs passaram por uma grande mudança. Porém, desde então os ERPs praticamente não evoluíram.
Por que sistemas de gestão estão desaparecendo?
Com mais de 20 anos, grandes empresas de ERP não se atualizaram. Então, vendem hoje um produto não só parecido em termos de tecnologia, mas também de UI e UX com o mesmo do começo do século. Além disso, custam muito mais caro do que outras soluções tanto mais simples quanto mais complexas.
Então, muitas vezes empresas não tem o capital necessário e já estão acostumados a produtos muito melhores para gerenciar processos, como o Google Sheets. Além disso, para empresas que os times tem cada vez mais autonomia de controlar seus processos, os ERPs param de fazer sentido. Não só cada time ou empresa encontra um produto mais atualizado e melhor tecnologicamente, mas também mais barato.
Sendo assim, os ERPs estão caindo em desuso abrindo espaço para SaaS de verdade com tecnologias mais atuais. Porém, os ERPs são muito mais complexos que planilhas, que não conseguirão substituir os primeiros. Quem sim substituirá os ERPs são novos sistemas SaaS com interfaces melhores para o usuário, novas tecnologias e mais baratos. Muito provavelmente, serão sistemas com funcionalidades no-code, assim como o jestor.