O que um hóspede procura na locação de temporada?
Nesse primeiro episódio será discutido sobre o mercado de locação de temporada, o que um hóspede procura e os diferenciais da Carpediem Homes no auxílio ao proprietário que busca rentabilizar ou ter mais comodidade durante a locação.
Site da Carpediem: https://reservas.carpediemhomes.com.br/
Introdução
Bem-vindos ao nosso primeiro podcast, o Carpecast, o podcast da locação de Temporada, um podcast que fala sobre um mercado extremamente novo, mercado que a Carpediem atua.
Locação de temporada na verdade não é novo para ninguém, existe desde que o mundo é mundo, a forma com que a Carpediem faz desde 2018 que é um pouco diferente e nós queremos compartilhar isso. Justamente para podermos fazer esse mercado ser um pouco mais profissional e ajudarmos da forma que a gente puder.
Esse podcast tem como alvo proprietários, hóspedes, investidores imobiliários, construtoras que possam se interessar por esse esse movimento, esse nova fase do mercado de locação de temporada. E a Carpediem é isso, uma Startup PropTech que se dispõe a ajudar e conectar o hóspede a quem tem um imóvel de Temporada parado, subutilizado ou comprou imóvel para investir.
Hoje a gente inicia esse projeto muito bacana o Carpecast, junto aqui comigo tem o nosso time comercial: Thiago do nosso time de cadastro e na minha direita o Luan do nosso suporte ao hóspede.
Patrocinadores – Jestor e Stays
Antes de começar queremos agradecer demais aos nossos patrocinadores do Carpecast: A Jestor que é o nosso software de automação de processos e a Stays que é um software que conecta todos os imóveis da Carpediem Homes em vários portais de temporada ao redor do mundo, ou seja a Carpediem Homes então liga os imóveis do proprietário na AirBnb, Booking, Hoteis.com aumentando assim a ocupação que é uma coisa muito bacana para quem pensa em rentabilidade. Vamos falar mais sobre isso.
Sobre a Carpediem Homes
A Carpediem Homes surgiu em 2018 quando a gente olhou o mercado de locação de temporada nos Estados Unidos e viu que lá já existiam construtoras que construíram condomínios inteiros prontos para venda para estrangeiros e que esses estrangeiros poderiam usar os imóveis, mas o foco principal era rentabilidade.
Na Europa não foi diferente, pude ir lá conhecer e fui muito bem recebido pelo pessoal da LovelyStay Lisboa e eles me falaram: Samuel, o centro de Lisboa hoje basicamente é locação de temporada. Então, o turismo, a hotelaria vem mudando porque o pessoal não só necessariamente quer se hospedar, mas quer viver uma experiência local. Se ficar no imóvel de temporada, você fica na casa de alguém, você fica no imóvel equipado como se alguém tivesse morado lá alguns dias atrás e é um imóvel que está todo equipado para uma estadia mais longa.
Mas a gente também entende o mercado do hóspede regional que passa duas noites, o hóspede nacional que passa 5 a 7 noites, e o hóspede internacional, o gringo que passa 15, 20, e 25 noites e é muito interessante estarmos preparados para tudo isso.
O que é um bom imóvel para locação e como rentabilizar?
Quando a gente fala de um bom imóvel a gente costuma pensar em três grandes vertentes: Mobília, Estrutura e Decoração. Então o imóvel precisa ter uma mobília e uma estrutura de qualidade para comportar bem os hóspedes. Sendo assim, sofá funcional e confortável, uma cama funcional e confortável, liquidificador, ar condicionado, chuveiro elétrico, tudo que você possa pensar: o hóspede estará confortável? Conseguirá fazer suas necessidades básicas? Utilizar o lazer? Ter uma qualidade vida durante aqueles dias? Se sim, o seu imóvel é bom. A decoração é boa, brilha os olhos de quem está vendo? O diferencial. Você pode ter um imóvel no mesmo prédio um pouquinho mais simples e o imóvel bem decorado, fotos profissionais, pode até ser um pouquinho mais caro, mas tem mais chance de sair. Não é sobre preço.
Quando falamos de decoração, a gente fala não só de decoração básica mas uma decoração que tem a ver com a locação de temporada, com cor, que realmente a pessoa olhe e fique com vontade de fazer parte daquilo e não só esses três pontos, mas uma boa localização é algo extremamente favorável para que o imóvel ele seja locado. Então, preferencialmente o imóvel tem que ser perto de pontos turísticos, ou em frente ao mar, ou tenha piscina. São Imóveis que provavelmente eles serão locados naturalmente.
Como a Carpediem automatiza os processos internos no Jestor?
O time de suporte, vendas, financeiro, sucesso do cliente, operações conversam entre sim. Então foi assim que a Carpediem conseguiu escalar, com a base de dados conectada e sempre se comunicando internamente mesmo que seja com times em outras regiões.
A Carpediem coordena desde o primeiro contato com cliente, vendas, cadastro, reserva, hóspedes, vistoria, limpeza, revisão e deixa tudo isso registrado no Jestor, fazendo com que tenham sempre as informações atualizadas, conectadas/interligadas dentro do banco de dados para que todo time, sempre que necessário, possa acessar o histórico. Além de também poder gerar indicadores para acompanhamento das métricas e gerar dados estatisticos.
Então dentro do Jestor também é registrado a quantidade de chamados, o que acontece, quando e por que, são armazenados dentro do registro de um imóvel. Assim, o proprietário tem histórico e consegue inclusive solicitar e entender tudo o que já aconteceu na sua unidade. Justamente para que ele possa melhorar os pontos fracos que podem gerar avaliações negativas.
Eficiência que gera menor custo operacional para poder escalar, investir e poder contratar melhor. E assim oferecer mais agressividade comercial e captar mais propriedades para fazer a roda girar.