SaaS: como é esse modelo de negócios?
Conheça o modelo de negócios Software as a Service (SaaS)
De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Startups em 2019, este é o modelo mais comum entre as startups do país, presente em 41.1% delas.
O que é um SaaS?
Software as a Service (SaaS) é o modelo de negócios no qual a empresa fornece e comercializa um software. O cliente paga pelo acesso e entrega constante do software, comumente um serviço de nuvem. Assim, não é necessário atualizar ou baixar programas, o software é acessível pela internet a qualquer momento pelo usuário.
Características
O “serviço” vendido é o próprio software, e não a sua instalação ou desenvolvimento, como é o caso de software houses. Outra característica é que a empresa não vende partes ou “subserviços” dentro do seu software. Por exemplo, no caso de um SaaS de streaming de vídeos, não vendem vídeo por vídeo, muito menos download por download. Assim, é vendido o acesso ao software, que pode ou não ter planos diferentes no seu modelo de receita. Além disso, por ser um serviço em núvem, está sempre o mais atualizado possível.
Exemplos que você conhece
Por esse modelo ser cada vez mais popular, você com certeza conhece alguns. Grandes nomes, além da própria jestor, são:
- Dropbox
- Netflix
- Adobe
- GSuite
- Slack
- Spotify
- Microsoft Office 365
Ficou mais claro como funciona um SaaS? Você paga (independentemente do modelo de receita) para ter acesso ao software, que é hospedado em nuvem, sem ter que falar com a empresa ou instalar um programa.
O Fake SaaS
Atualmente, muitas empresas dizem estar nesse modelo de negócios quando são “fake SaaS”. Isto é, quando vendem serviços disfarçadamente e não são transparentes. Então, fica claro que não é um SaaS de verdade quando no site não apresentam o preço do produto e impedem que o cliente compre sem antes falar com um consultor.