Como a Quarto à Vista aumentou a eficiência operacional em 250% com a Jestor

Mesmo utilizando todo um leque de ferramentas diferentes, a maioria das tarefas do Quarto à Vista ainda eram realizadas manualmente. Com um ritmo de crescimento acelerado e uma operação cada vez mais complexa, a Quarto à Vista recorreu à Jestor para automatizar processos internos e dimensionar sem limitações.
Números
Pelo menos 2,5x mais eficiente
Cada membro individual da equipe é capaz de gerenciar 2,5 vezes mais propriedades (de 20 a 50) com uma qualidade de serviço ainda melhor.
Crescimento desenfreado
A Quarto à Vista cresce atualmente 3x ao ano, sem sofrer contratempos de software ou operações.
Sobre a Quarto à Vista
Quarto à Vista é uma Proptech que oferece rentabilidade sem estresse para os proprietários. Ao gerenciar tudo, desde reservas até manutenção, a Quarto à Vista garante que seus clientes possam efetivamente ampliar seus próprios investimentos, proporcionando uma experiência agradável para os hóspedes.
Muitas ferramentas, poucas soluções
Com um número crescente de propriedades geridas e reservas de hóspedes, a Quarto à Vista tinha um problema nas mãos. Embora em êxtase com o sucesso da empresa, estava se tornando cada vez mais óbvio que a combinação atual de software diferente que eles estavam usando simplesmente não seria capaz de suportar sua taxa de crescimento atual.
Na verdade, eles tiveram problemas em mais de uma frente:
- Nenhum software oferecia a capacidade de automação de que precisavam, e as coisas ainda eram operadas praticamente manualmente, limitando severamente a eficiência.
- As equipes adotaram o software que consideraram mais adequado para cada tarefa, o que significou a criação de silos de informações. Os processos foram isolados uns dos outros.
- Com tantas tarefas manuais, existiam muitos possíveis pontos de erro humano em seus fluxos de trabalho.
O grande problema, no entanto, é que nenhum dos softwares que eles usavam funcionava bem com seu sistema de gerenciamento de propriedades. Isso significa que as reservas dos hóspedes tiveram que ser extraídas, depois tratadas e carregadas nas diferentes ferramentas várias vezes ao dia, inteiramente à mão.
A Quarto à Vista sabia que, no ritmo atual, eles inevitavelmente seriam impedidos pelas soluções que estavam usando, mas nenhuma ferramenta ou combinação de ferramentas que haviam testado anteriormente foi capaz de preencher a lacuna entre todos os seus processos.
Para isso, eles precisariam de algo que não fosse apenas poderoso, mas extremamente flexível. É aí que entra o Jestor.

”Jestor elimina todas as tarefas manuais maçantes, para que nossa equipe possa se concentrar em fornecer a melhor experiência. Tudo é tratado pela plataforma, então a interação humana real é mais sobre valor do que qualquer outra coisa.”
Sérgio Rebouças
COO da Quarto à Vista
O fluxo de trabalho perfeito
A Quarto à Vista começou resolvendo um de seus maiores problemas imediatamente: colocar reservas no Jestor automaticamente.
Nenhum dos softwares que eles estavam usando, que variavam de Trello a Pipe e Asana, tinha uma maneira fácil de fazer isso. Principalmente, eles não tinham uma maneira fácil de receber e tratar os dados da maneira que precisavam.
No Jestor, no entanto, isso não foi problema algum. Usando uma combinação de webhooks e um pouco de low-code, eles conseguiram novas reservas em tempo real automaticamente.
Isso significava que uma parte enorme e estressante de seu processo, que estava extraindo reservas em tempo hábil, agora estava sendo executada inteiramente por conta própria.
Com essas informações agora dentro da Jestor, eles puderam automatizar e aperfeiçoar seu fluxo de trabalho operacional.
Do lado deles, agora eles podem acompanhar todas as reservas, que são vistas como cartões em um Kanban e avançam automaticamente dependendo de certas condições (como data de check-in). Além disso, aplicativos e painéis deram a eles uma visão estratégica que eles não tinham antes.
Do lado dos convidados, as tarefas burocráticas e manuais também foram automatizadas. Os hóspedes recebem mensagens de confirmação automaticamente, bem como formulários que atualizam o cartão kanban de sua reserva automaticamente quando enviados.
Todas essas atualizações e automações eliminam muito atrito do processo, o que não é apenas bom do ponto de vista interno: os clientes também ficam mais felizes!
Antes
Extrair e Carregar manualmente
Obter informações de um sistema para outro envolvia baixar planilhas, tratá-las e carregá-las manualmente.
Perder tempo e energia
Os membros da equipe voltada para o cliente tiveram que fazer muitas tarefas manuais antes mesmo de fornecer o serviço real aos clientes, reduzindo a eficiência e levando à fadiga operacional.
Silos de informações
Com cada equipe usando uma ferramenta diferente, o compartilhamento de informações entre os processos era quase impossível. As automações eram um recurso limitado e as equipes podiam estar no escuro em relação a diferentes processos.
Depois
Tudo está conectado
As reservas são criadas automaticamente no Jestor e o Jestor atua como um hub central que conecta e automatiza todo o software necessário.
Foco na excelência
Tudo o que pode ser automatizado é automatizado. Os membros da equipe podem se concentrar em fornecer o melhor serviço, resolver problemas e agregar mais valor ao cliente e à empresa.
Fonte única da verdade
Com todos os processos dentro do Jestor, é possível ver tudo o que está acontecendo em relação a uma reserva ou propriedade com apenas um clique. As informações são compartilhadas, não ocultas, e automatizar processos é a norma.
TLDR: Ao usar o Jestor como o hub central para suas operações, a Quarto à Vista conseguiu criar um fluxo de trabalho único e unificado que mantém sua empresa funcionando como um relógio.

“Com Jestor, nossos principais criadores de automação não estão em nossa equipe de tecnologia, mas em nossa equipe de operações. Eles ganharam a liberdade de construir processos sem depender de desenvolvedores, que agora podem ajudar como aceleradores sem ter que construir coisas do zero.”
Daniel Paiva
CTO da Quarto à Vista.
Capacitando todos os membros da equipe
A Quarto à Vista acredita que um dos principais benefícios do Jestor é que não é uma solução pronta para uso, mas efetivamente uma ferramenta que capacita qualquer pessoa a assumir a liderança e melhorar processos.
Com todas as informações do Jestor, os funcionários podem criar fluxos de trabalho e automações para ajudá-los em qualquer tipo de tarefa. Depois de trazer o fluxo de trabalho de reservas, os membros da equipe começaram a trazer gradualmente mais e mais processos para o Jestor. Por exemplo, os tíquetes de manutenção agora podem ser enviados por qualquer pessoa – funcionário, hóspede ou proprietário da propriedade – e receber a ação em fluxos de trabalho personalizados com visibilidade total.
Como o Jestor é um banco de dados relacional, quanto mais processos são trazidos para o Jestor, melhor ele funciona. Isso porque um membro da equipe nunca está a mais de alguns cliques de saber o status de uma solicitação, datas de reserva ou até mesmo as informações sobre listas de verificação de limpeza. Tudo isso está conectado e construído com os recursos sem código da plataforma.
Isso não quer dizer que Jestor também não seja uma ferramenta para desenvolvedores. Com seus recursos de low-code, Jestor ajuda a acelerar a criação de soluções complexas e exclusivas que precisam ser criadas por meio de código. Então, se estamos falando de páginas personalizadas ou automações muito complexas, os desenvolvedores também podem contribuir melhor e mais rápido do que antes.
No caso da Quarto à Vista, embora tenham uma equipe de engenharia, não podem dedicá-la totalmente à construção de processos internos. O fato de outros membros da equipe poderem construir a maioria das estruturas e automações ajuda a equipe de engenharia a se concentrar e intervir apenas quando necessário, mantendo sua estrutura de equipe altamente otimizada.
Além disso, o Jestor também pode atuar como um acelerador de projetos: a equipe de engenharia pode projetar seus projetos com o Jestor em mente, o que pode reduzir muitas etapas (como criar e hospedar bancos de dados) e ajudá-los a economizar tempo e dinheiro. O uso dessa combinação de no-code e low-code permite que toda a empresa mantenha o foco na eficiência o tempo todo.
Enquanto antes as equipes eram mais isoladas e tinham menos recursos para trabalhar, agora elas são mais colaborativas e poderosas do que nunca.
O que vem a seguir
A Quarto à Vista cresce a um ritmo acelerado e aposta em proporcionar a melhor experiência possível aos hóspedes. Para manter a rentabilidade alta, os processos terão que continuar evoluindo com eficiência em mente. Para que isso aconteça, eles sabem que automações e informações conectadas serão fundamentais.
Jestor fornece a eles uma ferramenta que não apenas capacita qualquer pessoa na empresa a ser um construtor de processos, mas também pode se adaptar a qualquer tipo de processo, mesmo os completamente novos. Se eles terão que criar, alterar ou até mesmo interromper processos em andamento e começar do zero, Jestor é uma ferramenta que pode se adaptar a quaisquer necessidades que surjam.
Em vez de procurar ferramentas que façam pelo menos parte do que eles precisam, agora eles podem simplesmente construí-lo.
Com Jestor, a Quarto à Vista pode finalmente ser tão excelente quanto realmente é, e não tão bom quanto outras ferramentas permitem que sejam.