Como a Vittasaúde se afastou de ERPs engessados para expandir suas operações
Vittasaúde não se contentou com software que não pudesse crescer com eles. Quando todas as outras soluções estavam muito desatualizadas para a empresa impulsionar a eficiência, Jestor permitiu que eles construíssem toda a sua plataforma interna para dimensionar as operações com uma equipe de campo terceirizada.
300+
Profissionais de saúde
10,000+
Paciente
About Vittasaúde
A Vitta Saúde é líder em Saúde no Nordeste do Brasil, oferecendo transporte em ambulância (UTI móvel), atendimento domiciliar e atendimento pré-hospitalar de emergência.
Quando o software de prateleira não é suficiente
A operação da Vitta era uma dor de cabeça. Trabalhando com atendimento domiciliar, Vitta teve todos os problemas comuns que uma empresa de saúde passa, com a dificuldade maior de adicionar logística ao mix.
Para piorar a situação, o software tradicional que eles usavam não tinha a flexibilidade necessária para lidar com vários estoques e equipamentos móveis. Médicos e enfermeiros tiveram que prestar atendimento especializado e administrar a papelada enquanto não dispunham de um escritório fixo para fazê-lo.
A equipe da Vitta viu dois problemas para manter o software que eles já tinham em execução:
1. Com uma imensa equipe de campo sempre em movimento, eles precisavam de algo que fosse fácil de usar, sempre acessível e contextual
Com a operação espalhada por muitas cidades, grandes e pequenas, e uma equipe com diferentes graus de proficiência tecnológica, eles precisavam de algo que se adaptasse a eles, e não o contrário.
2. Sendo o coração de sua operação, o software que eles usavam não poderia ser uma ilha isolada.
Projetos e outros processos importantes da empresa devem ser capazes de se comunicar e se integrar com a operação, caso contrário, as operações de campo sempre seriam um gargalo para a melhoria de seus fluxos de trabalho.
O problema, é claro, é que o software dedicado não é flexível, e o suporte técnico geralmente é lento. Algumas de suas demandas mais urgentes levariam muito tempo para serem disponibilizadas, e outras nunca seriam desenvolvidas.
Sendo especialistas em seu campo, os líderes da Vitta sabiam exatamente o que queriam. No entanto, construí-lo não foi uma tarefa desprezível. Ter tudo feito desde o início não seria apenas difícil, mas levaria muito tempo, mesmo com uma equipe de tecnologia dedicada e de tamanho normal.
Eles procuraram uma solução que fosse flexível e poderosa para realizar sua visão sem as desvantagens do desenvolvimento de software tradicional. Foi quando encontraram Jestor.
”Nós lutamos por anos antes de encontrar uma solução que nos permitisse construir nossos próprios processos. Tínhamos um ERP, mas era muito doloroso adaptar qualquer coisa à nossa realidade. Jestor conecta toda a nossa equipe de saúde e clientes de forma transparente, gerenciando todos os nossos dados e processos com precisão.”
Daniel Perrucho
CEO da Vittasaúde
Todo mundo tem a sua dor única
Como a maioria das empresas de saúde, a Vittasaúde teve que lidar com problemas comuns como estoque e agendamento. No entanto, software dedicado sempre resolve esses problemas de forma genérica, sem levar em consideração a peculiaridade que diferentes processos, dados demográficos e equipamentos trazem para a equação.
Jestor permitiu que a Vitta construísse a plataforma em torno de como eles faziam isso, em vez de tentar se encaixar em soluções pré-fabricadas. Isso, por sua vez, os capacitou a usar a tecnologia para criar processos, não soluções alternativas.
Antes
Os prontuários médicos eram feitos à mão
Com apenas algumas informações sendo registradas pelo software (principalmente sobre agendamento).
Não há espaço para adaptabilidade
A equipe teve que usar uma interface desatualizada e pouco intuitiva ao buscar ou adicionar informações. Os níveis de acesso e as ações possíveis foram padronizados, deixando pouco ou nenhum espaço para adaptabilidade.
O estoque não refletia a operação
O inventário não era tão flexível quanto eles precisavam, pois os itens podiam não apenas estar em sua base, mas também em locais temporários, como casas de pacientes ou ambulâncias.
Depois
Tudo é gravado diretamente no Jestor através de uma interface personalizada
Prescrições, consultas e todas as informações possíveis sobre um paciente estão conectadas a um prontuário centralizado.
Totalmente personalizável
Os dados são tratados por meio das tabelas constantemente atualizadas do Jestor, trazendo o UX para um setor que não está acostumado a tê-lo. Os níveis de acesso e as ações possíveis são totalmente personalizáveis, garantindo que os funcionários vejam e façam apenas o que precisam (por meio de interfaces simplificadas personalizadas para orientá-los).
O inventário é flexível e totalmente conectado
Eles sabem quanto de cada item eles têm, onde eles têm e quando expira. Mover itens entre locais é tão simples quanto criar um novo registro.
TLDR: A Vitta usou uma mistura de recursos no-code e aplicativos personalizados para criar exatamente o que eles precisavam. Os recursos são criados para se adequar aos processos, e não o contrário.
”Ser capaz de codificar nativamente dentro do Jestor nos permite moldar a plataforma para o que precisarmos. Coisas que levariam meses, infraestrutura dedicada e todo um esquadrão de desenvolvimento agora podem ser feitas de forma rápida e tranquila. “O que podemos fazer” sai e “o que queremos” assume o centro do palco.”
Sergio Fernandes
Desenvolvedor e Gerente de Processos na Vittasaúde
Aplicativos personalizados: o futuro das operações de campo
Vitta entendeu que onde quer que as operações físicas ocorram, as coisas não vão se encaixar em soluções padronizadas. Uma combinação de equipe especializada, logística de mão de obra, movimentação de estoque e serviços recorrentes exigia algo
Ao usar os recursos no-code do Jestor para construir o que eles precisavam rapidamente e desenvolver aplicativos personalizados para a equipe de campo, Vitta conseguiu construir uma plataforma que agora era melhor do que outros softwares que eles tinham visto antes, mas que era exclusivo para eles e feito para apoiar o crescimento. A ampliação geralmente traz uma medida de caos, a menos que você seja incrivelmente eficiente. Felizmente, a eficiência é exatamente o que Vitta busca, e a decisão de usar Jestor reflete isso.
Mais do que o básico
Mesmo que a operação de campo seja o principal problema que Vitta estava combatendo usando o Jestor, isso não significa que foi tudo o que eles fizeram com isso.
Projetos e processos internos foram internalizados na plataforma, permitindo que a Vitta gerencie mais do que operações, além de permitir que eles usem os fluxos de trabalho e estruturas de dados da operação sempre que necessário. Em vez de ter duas ou mais plataformas dedicadas e, ocasionalmente, ter que descobrir como mover dados de um lugar para outro, eles têm tudo o que precisam em um só lugar. Tudo o que eles aprendem e fazem no Jestor os capacita a iterar e construir processos ainda melhores no futuro.
Ao usar a Jestor, a Vitta deu um passo para ser uma empresa voltada para a tecnologia, destacando-se em um setor muito tradicional.