Nomah – Como gerenciar operações de quarto e limpeza
A Nomah substituiu o Google Sheets, o WhatsApp e o Pipe pelo jestor, economizando mais de 40 horas por mês e transformando as operações no coração do crescimento da Nomah.
600+
Unidades
USD 8.8M
Rodada Corporativa
66+
Funcionários
Sobre Nomah by Loft
A Nomah está criando uma nova definição de lar por meio da tecnologia. Você pode alugar um apartamento residencial por 1 dia ou morar nele.
Nomah faz parte do grupo Loft. A Loft foi fundada em 2018 em São Paulo, Brasil, e é apoiada pelos principais investidores globais de capital de risco, incluindo Andreessen Horowitz, Thrive Capital e Monashees.
Quando tudo está prestes a quebrar
A equipe de operações da Nomah enfrenta um dos desafios mais comuns entre as startups em crescimento: as ferramentas usadas nos primeiros dias não conseguem mais acompanhar o crescimento, então as coisas podem começar a quebrar. Há três razões principais para isso:
1. Cada startup tem uma operação única.
Em contraste com vendas e contabilidade, as operações são uma área específica da empresa, portanto, um software de tamanho único não ajuda muito. É por isso que o Google Planilhas é tão popular para operações, é a maneira mais rápida de resolver um problema de curto prazo.
2. Cada equipe na startup usa sua própria ferramenta.
As operações recebem dados de todas as outras áreas da empresa. Por definição, é a área mais integrada de uma startup. As startups são conhecidas por terem vários aplicativos diferentes e as operações precisam funcionar com todos eles ao mesmo tempo.
3. As automações precisam de confiabilidade de dados e são demoradas.
Se você está gerenciando seus processos com ferramentas que não escalam, como planilhas, WhatsApp e Kanbans, é muito difícil adicionar automações simples sem quebrar tudo. Os engenheiros geralmente estão sobrecarregados com tarefas principais e não podem ser eficazes se os dados e processos não estiverem bem definidos.
Fazer coisas que não escalam pode ajudá-lo a alcançar o ajuste ao mercado do produto (PMF). No entanto, após o PMF, pode realmente prejudicar a sua startup.
A equipe da Nomah sabia que não poderia manter o ritmo de crescimento com processos não escaláveis e compensá-lo contratando mais pessoas para fazer o trabalho manual. Foi quando eles entraram em contato com nossa equipe para entender como o Jestor poderia ajudá-los a crescer e ajudá-los rapidamente.
”A Nomah, recentemente adquirida pela Loft, utiliza o jestor para operação própria (gestão de quartos e limpeza). Jestor nos ajudou a substituir o trabalho manual anteriormente tratado por planilhas, Google Docs, WhatsApp e Pipe. Somos capazes de construir um processo escalável, garantindo a confiabilidade dos dados. recomendo a solução :-)”
Florian Hagenbuch
Fundador da Loft
Construindo processos para uma startup de alto crescimento
O primeiro desafio que resolvemos com o Jestor foi a gestão da equipe de limpeza. Como todas as startups ambiciosas que querem mudar a forma como as coisas são feitas, tornar isso realidade não é fácil. Envolve muitas complexidades que são difíceis de prever.
A operação de limpeza por si só tem muitos processos diferentes em execução ao mesmo tempo e mais de 50 pessoas na equipe de limpeza. Além disso, centenas de clientes precisam de informações em tempo real sobre as condições e disponibilidade dos quartos.
Antes
A comunicação diária com a equipe de limpeza era feita por grupos no WhatsApp
Todos os dias, a equipe de operações precisava comunicar os quartos que precisavam ser limpos por meio de grupos de WhatsApp com todos os mais de 50 faxineiros. A equipe de limpeza costumava enviar mensagens do WhatsApp para itens perdidos, objetos quebrados e outros.
A equipe teve que atualizar manualmente, quarto a quarto, o Property Management System (PMS)
Toda vez que um quarto estava limpo e pronto para locação, a equipe de limpeza anunciava isso usando o WhatsApp. A equipe de operações o organizava em uma planilha do Google e depois inseria manualmente os dados no PMS. Uma vez que os dados estivessem no PMS, o quarto ficava disponível para um novo cliente.
Várias planilhas desconectadas, documentos em papel e kanbans foram usados para gerenciar dados e tarefas
Toalhas e lençóis foram gerenciados pelos limpadores e fornecedores da lavanderia usando papel e caneta. Depois, tudo foi organizado em uma planilha. Itens perdidos e objetos quebrados tiveram um fim semelhante, sendo registrados em aplicativos do tipo Trello. Com um número crescente de planilhas, kanbans, Google Docs, papéis e notas: a complexidade crescia rapidamente.
Depois
A equipe de limpeza usa um aplicativo personalizado construído dentro do jestor
Nomah construiu um aplicativo simples usando jestor. O aplicativo permitiu que a equipe de limpeza conhecesse automaticamente os quartos que precisavam ser limpos, relatasse itens perdidos e registrasse dados de desempenho. É fácil de usar e móvel (o Jestor está disponível para iOS e Android), economizando muitas horas e minimizando o ruído de comunicação entre as equipes.
Guesty (PMS) é 100% integrado ao Jestor e atualizado automaticamente
A Nomah integrou o jestor com o Guesty para que os quartos ficassem disponíveis instantaneamente. Não há mais trabalho manual necessário. Os dados são compartilhados automaticamente entre as duas plataformas, informando a equipe de operações e limpeza quando um cliente precisa de um quarto limpo ou acaba de sair dele.
Os dados são confiáveis e prontos para se conectar ao data lake da Nomah
O aplicativo de limpeza, PMS e todos os outros processos anteriormente tratados por ferramentas não escaláveis (planilhas e kanbans) agora são automatizados e organizados pelo jestor. Todos os dados que fluem pelas operações da Nomah são organizados em uma lógica de banco de dados relacional. Isso significa que é possível construir novas automações, salvar dados em um data lake compartilhado pela organização e dimensionar a operação.
TLDR: TLDR: Nomah economizou muitas horas das equipes de operações e engenharia, ajudando a empresa a acompanhar um crescimento acelerado.
O ponto de vista do produto pela Nomah
Como qualquer startup de sucesso, Nomah se preocupa com o impacto da jestor em seu principal produto e o que aconteceria quando crescesse. Jestor é uma ferramenta de back office que ajuda startups a construir processos escaláveis e crescer mais rápido. É uma maneira fácil de ajudar startups em crescimento a se concentrarem no que importa.
As equipes de produto e engenharia têm controle total sobre o Jestor. Eles podem criar regras de permissão e podem supervisionar tudo o que está sendo construído nele, para que as equipes de negócios possam resolver seus problemas rapidamente criando suas próprias automações. Sempre que a equipe de produto decidir integrar esse processo ou dados ao aplicativo principal, está pronto para ser feito. Nenhum esforço extra necessário.
Para equipes de BI e Analytics, o jestor resolve a dor de ter que criar processos manualmente com dados confiáveis. Embora o jestor seja fácil de usar, é um banco de dados relacional. Quando uma pessoa não técnica constrói um processo no jestor, ele pode ser facilmente consumido por aplicativos de BI.
”No começo, eu estava cético sobre como o jestor lidaria com tarefas complexas. Porém, superou minhas expectativas. A tecnologia oferece muitas possibilidades e é rápido construir novas integrações e outros processos tecnológicos.”
Nino Palermo
Chefe de Produto e Tecnologia da Nomah
Por que a tecnologia e a confiabilidade dos dados são importantes
As equipes de tecnologia precisam de aplicativos que possam acompanhar a complexidade e as novas demandas que acompanham todas as startups de alto crescimento. Jestor tem uma interface fácil de usar, mas é construído com recursos robustos projetados para desenvolvedores. Ele permite que os desenvolvedores construam o que quiserem. A Nomah codificou dentro do jestor para superar desafios específicos do setor que outros softwares não eram capazes de fazer.
Uma grande preocupação de qualquer líder de tecnologia dentro de uma startup é o quanto sua empresa depende de uma plataforma. Jestor elimina esse problema por ser completamente aberto. A Nomah consegue enviar todos os dados para um data lake, salvando uma cópia de tudo o que acontece dentro do jestor. Além disso, é possível baixar relatórios ou alterar as configurações do jestor para melhor atender às necessidades da empresa.
”Fiquei surpreso com a flexibilidade do software e com o quanto conseguimos construir em um curto período de tempo. Sou capaz de gerenciar qualquer processo e criar automações com facilidade.”
Ivan Junior
Gerente de produto na Nomah