A importância da automação de processos na Hospitalidade
Quando usamos o termo Hospitalidade a maioria das pessoas não conhece a amplitude dessa palavra e tem uma visão equivocada ou limitada do seu conceito. Alguns limitam a palavra ao ramo hospitalar, outros lembram dos hotéis e há ainda aqueles que nunca ouviram falar, porém temos muitas pessoas que conhecem, entendem, trabalham e se dedicam a essa área tão extensa. Você pode se encaixar em um desses grupos e até não saber descrever, mas com certeza você já vivenciou alguma experiência de Hospitalidade.
O simples fato de dormir na casa de um familiar, amigo ou outro local que não seja sua casa, já te proporciona uma vivência na área. Quando recebemos amigos em nosso lar, almoçamos em um restaurante ou compramos em um shopping center. Desde a matrícula na escola até o pagamento de um boleto em uma agência bancária. Em todos os lugares que nos cercam temos serviços de Hospitalidade. Respiramos hospitalidade sem ao menos termos ciência disso. A convivência com o próximo, o acolhimento com um novo membro da empresa, o bom dia no elevador e o sorriso que abrimos pelas ruas das cidades.
A história nos apresenta um caminho de maturidade da Hospitalidade até os dias atuais. Desde os tipos de negócios da área como hospitais, hotéis, residenciais de longa permanência de idosos a administradoras de apartamentos. E para acompanhar essa trajetória, saímos do papel e hoje temos a tecnologia. Mudamos e transformamos o meio de fazer nossas reservas. Temos opções de bater às portas das pousadas, ligar para os hotéis, enviar e-mails para as agências, reservar pelas agências onlines ao check in totalmente remoto. Do preenchimento da ficha do hóspede ao reconhecimento fácil de um sistema de controle de acesso, em tudo temos serviços de hospitalidade.
Importância da tecnologia na Hospitalidade
Para a construção desses negócios, temos a necessidade de criar processos, fluxos, atividades para cada jornada estabelecida ao cliente. Não podemos mais deixar as ideias e os passos em nossa cabeça, em uma folha de papel ou em uma planilha. Atualmente, estamos cercados de tecnologia e inovação, então não podemos ser dominados pelo trabalho manual.
- Como seremos ágeis no atendimento?
- Como teremos produtividade na limpeza?
- Como seremos justos em nossas instruções de trabalho?
Sim, ser justo é algo que também precisa de tecnologia. Mas por quê? A resposta é simples. A partir do momento que não proporcionamos uma boa condição de trabalho ao nosso time e exigimos que seja realizado um trabalho cansativo, repetitivo e trabalhoso, não estamos exercendo uma gestão humanizada.
A Hospitalidade deve ser aplicada em nossa estratégia com nosso time, nossos parceiros e nossos clientes. Com o uso de boas ferramentas, construir essa jornada não será difícil, desde que haja planejamento e organização. Armazenar informações em cadernos, papéis, planilhas, dificulta a organização dos dados, a busca por informações com agilidade e a conexão das informações.
Banco de dados relacional para Hospitalidade
Jestor é uma plataforma no-code que pode ser usada para a construção do banco de dados, automatização dos processos e acompanhamento das métricas e dos objetivos da empresa.
Por exemplo, o cliente que já esteve no hotel outras vezes, não quer preencher a ficha de cadastro novamente com todos os seus dados porque as informações não foram armazenadas corretamente no sistema. Com o nosso banco de dados de clientes, conseguiremos acompanhar o histórico desse cliente, assim como seus dados pessoais, preferências, entre outras informações.
Em uma tabela, é possível organizar o banco de dados com informações dos clientes, colaboradores, fornecedores, apartamentos, prédios etc. As informações estarão relacionadas e conseguiremos acompanhar todo o histórico das reservas, compras e hospedagens com cada registro correspondente.
Com a automatização dos processos, conseguiremos proporcionar uma Hospitalidade Inovadora para nosso modelo de negócio. Quando tomarmos a decisão de automatizar os processos, teremos que desenhar nosso fluxo de operações. Desde a criação dos cadastros, serviços prestados, tabelas aos app gerenciais com os indicadores da empresa. Atualmente há planos que oferecem serviços de implementação na automatização dos processos e serviços de hospitalidade. Desde treinamentos remotos para construção da plataforma customizável ao cliente como presenciais de limpeza para as equipes responsáveis.