O que é no-code? Guia de ferramentas no-code e low-code 2023
O mercado no-code está explodindo e agora todos os produtos começaram a se posicionar ou adicionar funcionalidades sem código. Entenda o que é o no-code, o motivo do hype e quais são as empresas classificadas como no-code e low-code.
O que é no-code?
Significa construir algo sem programar que antes apenas era possível com código. Isso significa que uma pessoa não-desenvolvedora, sem a habilidade de programar, consegue fazer atividades que antes apenas o time de TI, programadores, ou consultorias de desenvolvimento conseguiam fazer.
Isso significa que toda ferramenta SaaS agora é no-code? Não. Vamos explorar abaixo exemplos de ferramentas e como elas se classificam entre: kanban, produtividade, no-code e low-code.
As ferramentas no-code são um conjunto de blocos e ferramentas que te permitem construir a sua própria ferramenta, elas não são a “ferramenta final”. Elas se tornam a ferramenta final apenas depois de você ter construído elas. O no-code se comporta como Legos e não como canivetes suíços. O canivete suíço te deixa fazer coisas diferentes com a mesma ferramenta, mas não deixa você construir um barco ou um castelo com as mesmas peças, para isso apenas o Lego. Então, o objetivo da empresa é criar mais e mais blocos de Lego para seus usuários construírem Legos ainda maiores e mais complexos.
Para quem é o no-code?
É para todos, você apenas precisa saber o que gostaria de construir com pouco ou nenhum conhecimento prévio.
Por que o no-code é importante?
É a maior revolução depois da revolução que foi o cloud computing com o modelo de SaaS que aconteceu nos anos 2000. Ele dá, instantaneamente, o super-poder de um programador para milhares de pessoas globalmente. É uma das maiores ferramentas de inclusão digital do mundo hoje. Com o no-code qualquer pessoa pode construir produtos e ferramentas para fazer mais dinheiro ou ser mais eficiente em sua operação.
O no-code é apenas para MVP?
Não. Isso é um conceito antigo baseado nas levas anteriores de no-code como Bubble. O no-code moderno é a sua solução final. Eles são escaláveis e robustas.
Exemplo: anteriormente se você quisesse que todo novo lead do seu site fosse salvo em um Google Sheets, você precisaria escrever um código para isso. Hoje em dia você pode usar o Zapier para enviar automaticamente do seu site criado sem código no Webflow diretamente ao Google Sheets.
Sinônimos: nocode, sem programar, sem código, codeless. Dependendo do contexto, graphic coding e UI coding também podem ser interpretados como.
O que é low-code?
Low-code significa criar algo usando menos código ou apenas usando código para parte da solução sendo desenvolvida. Ferramentas low-code tradicionalmente misturam elementos arrastáveis na interface da ferramenta (drag-and-drop) com código em diferentes linguagens.
Para quem é o low-code?
O low-code tem como objetivo deixar programadores mais eficientes, ele não é para todos. Você vai precisar ter algum conhecimento técnico para utilizá-lo.
Exemplo: você consegue criar interfaces para ferramentas internas com pouco código ou mais rapidamente utilizando o Retool. Antes, você precisaria programar o front-end e back-end da sua aplicação, com o Retool o front-end fica muito mais rápido de desenvolver. Porém, você precisa ser um desenvolvedor para conseguir utilizá-lo, para quem não é técnico é difícil até completar o tour deles.
O que NÃO é no-code?
Muitas ferramentas querem entrar na hype e dizem ser no-code sem realmente cumprirem com todos os requisitos. Essas ferramentas em geral têm “funcionalidades sem código”, o que não necessariamente os classifica como ferramenta no-code (muito menos low-code).
Exemplo: se a ferramenta deixa você configurar uma automação ou condicional ou deixa você programar sem te dar o ferramental low-code de construção e uso genérico desse código, não é uma ferramenta no-code ou low-code.
Requisitos para ser no-code:
- Você pode construir o que antes apenas era possível por código?
- Você não tem treinamento em código e mesmo assim consegue utilizar?
- Você conseguiu fazer algo grande sozinho que antes só o time de TI conseguia fazer?
- O tempo que você levou para construir sua solução foi baixo?
Se as respostas das 4 perguntas são sim, então é uma ferramenta no-code.
Outra forma de avaliar é por número de atividades que tradicionamente eram feitas por desenvolvedores e agora são possíveis sem código. Quanto maior o número de atividades que agora você pode fazer sem programar, “mais no-code” a ferramenta é:
- Super no-code: criar apps E bancos de dados relacionais E automações sem código.
- No-code: criar apps apenas OU apenas automações sem código.
Ferramentas de kanban seriam no-code? Não. Kanbans antes eram feitos com post-it e foram digitalizados. Diferente de construir apps, que anteriormente era apenas possível programando, e hoje você pode fazer 100% sem programar.
Além disso, o fato de você poder configurar algumas automações do seu sistema não o faz ser uma ferramenta no-code. Por isso que não faz muito sentido “no-code nichado” como “no-code para vendas”, as ferramentas sem código são obrigatoriamente generalistas/genéricas.
Hoje muitas ferramentas de produtividade permitem com que você faça diversas coisas como: kanbans, gantt chart, formulários, painéis (dashboards), tasks, etc. Tudo isso é muito interessante, e realmente ajuda na produtividade, mas esse não é o conceito. No guia, iremos classificar essas ferramentas “tudo em um” como produtividade.
Guia e Classificação de Ferramentas No-code 2023
Classificamos aqui algumas ferramentas hoje disponíveis no mercado de acordo com o nosso conceito de no-code. São todas ótimas ferramentas, mas nem todas que as vezes são confundidas com no-code e low-code, realmente fazem parte do movimento.
Algumas ferramentas estarão em mais de uma categoria porque atendem não só os requisitos de no-code, mas também os de produtividade, por exemplo. Obviamente, estamos apenas trazendo alguns exemplos para indicar como classificar as diferentes ferramentas. Mesmo dentro de no-code, temos diversas categorias diferentes como automações, app builders, etc.
Quer conhecer uma das melhores plataformas super no-code hoje disponíveis? Você consegue usar o Jestor grátis clicando aqui e já construir um app com automações em 10min.