Como usar Hiperlinks e Referências no Excel
Dentre todas as funcionalidades do Excel, o Hiperlink é uma muito importante de se conhecer. Ele é fundamental para automatizar o trabalho no Excel e torná-lo mais fácil e intuitivo.
Ao clicar em um Hiperlink, o usuário será redirecionado para outra célula que apresentará as informações a que ele se remete.
Vamos ensinar hoje como utilizá-lo.
Passo a Passo: Como usar Hiperlinks e Referências no Excel
1º) Para começar, é necessário que você já tenha algumas tabelas de cadastro predefinidas. Trabalharemos com uma de clientes (com nome, CPF, endereço, cidade, UF e histórico em suas colunas) e com uma tabela de vendas (com as colunas CPF, cliente, serviço, data, valor e resumo).
2º) Com as tabelas feitas, podemos criar um Hiperlink entre as tabelas, então, na coluna “Cliente” da tabela “Vendas”, coloque a fórmula:
=HIPERLINK(#Clientes!A&CORRESP(A2;Clientes!B:B:0)
Explicação da fórmula:
- #Clientes!A: Esse comando diz que o link direciona para dentro do Excel através da hashtag, que fará a consulta na aba “Clientes” e na coluna “A”, que é a que tem o nome dos clientes;
- CORRESP(A2;Clientes!B:B:0): Esse comando diz que a pesquisa deve acontecer na tabela “Clientes”, e que se refere ao cliente que tem o CPF que está na célula A2.
Fazendo isso, o Hiperlink relaciona as informações das duas tabelas e mostra a célula que tem a informação desejada.
3º) Para tornar o nome do link mais amigável e apresentar o nome do cliente ao invés da fórmula, você pode adicionar no fim da fórmula:
=HIPERLINK(#Clientes!A&CORRESP(A2;Clientes!B:B:0);ÍNDICE(Clientes!A:B;CORRESP(Vendas!A2;Clientes!B:B:0);1)
Tendo sua fórmula pronta, você poderá replicá-la para outros CPFs, e o resultado apresentará o cliente relacionado com aquele CPF.
4º) Tendo feito o Hiperlink, podemos gerar um “mini histórico de vendas”, para isso, vamos utilizar a coluna “Resumo” que foi criada na aba “Vendas”, nela vamos cruzar as informações apresentadas nas outras colunas com a seguinte fórmula:
= Célula de Serviço &“-”& Célula de Data &”- R$”& Célula de Valor
Com ela, você apresentará um pequeno resumo da venda. Por exemplo: “Consultoria Smart – 01/01/2021 – R$500”.
5º) Tendo a tabela “Vendas” organizada, podemos focar na coluna “Histórico” da tabela “Clientes”. Essa coluna apresentará o histórico das vendas de um cliente específico. Para isso, utilize a seguinte fórmula:
=TRANSPOR(FILTRO(Vendas!F:F;Vendas!A:A=Clientes!B2))
Explicação:
- TRANSPOR: Essa função fará com que as informações sejam apresentadas nas colunas da direita, de forma horizontal, sem o risco de sobrescrever informações em outras linhas.
Esperamos ter ajudado. Para ver de uma maneira mais clara, com exemplos, assista o vídeo acima.
Caso tenha interesse, existe uma maneira muito mais fácil de cumprir o mesmo objetivo, sem todas essas fórmulas complexas e à prova de erro, e é com o Jestor. Veja como ele é muito mais eficiente clicando aqui.