Tome controle do sucesso da sua empresa com o Controle de OKRs
Entenda a performance real da sua empresa para escalar estratégias que funcionam e melhorar pontos de atenção.
Processos geram resultado, sejam bons ou ruins. O maior erro de uma empresa é assumir que, quando algo não causa problemas, é bom para o negócio. No entanto, é plenamente possível ter um processo que funcione sem grandes dores de cabeça mas que, ao mesmo tempo, não entregue o resultado necessário.
Existe uma frase famosa Peter Drucker que diz que o que pode ser medido, pode ser melhorado. É impossível atingir melhorias consistentes sem medir o resultado de suas ações. Isso é verdadeiro para qualquer atividade, não apenas empresariais. No entanto, ainda que um jogador sempre acompanhe o placar ou um artista sempre avalie o resultado final de sua obra, muitas empresas ainda esquecem de acompanhar métricas importantes para o seu crescimento.
Tão importante quanto medir é registrar essas informações de forma organizada, de maneira que possa ser constantemente consultada e fique muito claro se o resultado é positivo ou negativo.
Tendo isso em mente, resolvemos criar um template de OKRs (Objectives and Key Results) simplificado, que já permite uma empresa a iniciar o acompanhamento de suas principais metas.
A estrutura do template de OKRs.
O template de OKRs é composto de três partes:
- Um cadastro de OKRs, onde é possível definir uma métrica a ser acompanhada e qual a meta dessa métrica;
- Um cadastro de atualização de OKRs, onde é possível lançar o novo valor medido de cada métrica;
- Um dashboard para que você possa ver de forma fácil a relação entre métricas com resultado positivo e negativo.
Para entender um pouco melhor como funciona, vamos realizar o fluxo uma vez ;)
Lançando suas metas
Ao cadastrar uma nova métrica, é preciso apenas definir algumas informações vitais: o nome da métrica, uma descrição, a meta (valor) e se é uma meta de mínimo ou máximo. Uma meta de mínimo indica um limite inferior a ser superado (por exemplo, pelo menos R$20.000,00 em faturamento). Já uma meta de máximo indica um limite superior que não deve ser ultrapassado (como, por exemplo, número de acidentes no trimestre).
Depois disso, basta entrar na seção de relacionados para lançar as atualizações da métrica. Lá, basta registrar o valor medido e a data da medição para que seja calculada automaticamente a porcentagem de atingimento da meta e seja marcado se foi batida ou não.
Além disso, no card principal da OKR, é feito o cálculo da média de atingimento para saber se, desde o início da medição, o resultado da métrica é positivo ou negativo.
Por fim, no dashboard podemos visualizar de forma fácil a situação de todos os OKR da empresa.
Por que isso é tão importante?
Resultados dependem de melhoria contínua. Não basta ser tão bom quanto o concorrente, mas ser melhor do que você mesmo a cada dia.
É quase impossível melhorar quando não temos um propósito ou objetivo para nos guiar. Não dependa de melhorias acidentais para crescer. Tome controle do sucesso do seu negócio medindo os resultados obtidos pelas suas estratégias.
Uma dica só para você ?
Sabemos que métricas são importantes, mas algumas informações só o seu cliente pode te passar.
Que tal utilizar nosso template de NPS para saber o quanto seus clientes te recomendariam para outras pessoas?
Templates prontos… mas personalizáveis
A grande vantagem de utilizar um template é ter uma ferramenta já pronta que te ajuda em 90% do seu problema? Os outros 10% que muitas vezes só você conhece? Dá pra resolver isso facilmente utilizando as funções de personalização do jestor.
No nosso template aberto de recrutamento você consegue testar nosso template e ainda criar campos novos que te ajudem a gerenciar melhor o seu processo. Que tal testar rapidinho?